Você é um bom ouvinte?

A gama de processos de Coaching é ilimitada, venha conhecer a De Veer!

Você é um bom ouvinte?

Uma das maiores dificuldades, é ser um bom ouvinte. Sempre temos uma solução e um resposta pronta, normalmente sem conhecer de fato o real problema. Isso acaba gerando problemas de comunicação, afetando as relações.

Abaixo, temos um teste, que lhe dará uma ideia sobre suas habilidades de ouvinte. Caso perceba que realmente se trata de uma dificuldade, recomendamos procurar ajuda, pois poderá impactar negativamente sua carreira.

Use uma escala de valor crescente, de 1 a 10, para esses traços de personalidade que determinarão se você sabe ouvir.

Índice: Características:

_____ 1. Costumo achar as pessoas verdadeiramente interessantes.

_____ 2. Tenho curiosidade em saber o que faz as pessoas vibrarem e gosto de aprender mais sobre elas.

_____ 3. Acho que ouvir geralmente é uma coisa fácil e natural para mim.

_____ 4. Empático com quem está falando.

_____ 5. Não me distraio com o que está acontecendo à minha volta quando estou ouvindo alguém falar.

_____ 6. Procuro minimizar distrações e interrupções quando o ambiente está sob o meu controle (em casa ou no escritório, por exemplo).

_____ 7. Faço questão de manter a minha compostura e jamais me deixar dominar pelas emoções quando estou falando com alguém.

_____ 8. Faço perguntas cordiais para encorajar o outros a continuarem falando.

_____ 9. Não me sinto constrangido ou intimidado quando não entendo bem alguma coisa; simplesmente peço que expliquem novamente.

_____ 10. Tento me concentrar no ponto central da conversa.

_____ 11. Reformulo pontos importantes para ter certeza de ter entendido questões-chave.

_____ 12. Tento criar um ambiente não ameaçador para encorajar uma discussão franca.

_____ 13. Sorrio e concordo com a cabeça quando os outros falam para que saibam que estou interessado no que estão falando.

_____ 14. Forço-me a me concentrar no que a outra pessoa está falando, mesmo se não estou particularmente interessado.

_____ 15. Não fico divagando ou pensando no que vou dizer em seguida quando alguém está falando comigo.

_____ 16. Mantenho contato visual durante uma conversa.

_____ 17. Tenho bastante consciência da minha linguagem corporal e me certifico de estar numa atitude aberta e receptiva ao ouvir.

_____ 18. Observo a linguagem corporal da outra pessoa e a considero um elemento importante do processo de comunicação.

_____ 19. Tento não prever o que alguém vai dizer em seguida e completar suas frases.

_____ 20. Não interrompo quando alguém está falando.

_____ 21. Nunca digo “deixe-me terminar”, ou qualquer frase semelhante quando alguém me        interrompe.

_____ 22. Não ergo a voz para abafar a do meu interlocutor.

_____ 23. Não fico julgando os outros.

_____ 24. Não tiro conclusões sobre um assunto antes de ouvir todos os fatos.

_____ 25. Sempre tento ser o tipo de ouvinte que gostaria de ter quando falo.

_____Total

Pontuação

Some seus pontos e veja a sua classificação:

225-250 Você é um santo. Provavelmente será canonizado ainda em vida.

200-224 Comece a renovar o seu guarda-roupa. Logo, logo, todo mundo vai querer convidá-lo para jantar.

175-199 Você é um ótimo ouvinte, alguém com quem seus amigos e sócios gostam de conversar.

150-174 Você é um ouvinte acima da média, mas se dispersa. Melhore isso.

125-149 Você está na média. Pensa no que está dizendo ou planeja dizer, tanto quanto ouve.

100-124 Você está captando menos da metade do que está sendo dito. Está dormindo? Beba um café e volte para o jogo.

Até 99 Você tem uma autocrítica muito enérgica ou está na hora de agir seriamente. Use as perguntas deste teste como guia para ajudá-lo a reforçar suas habilidades para ouvir.

entre-em-contato

Um comentário

  1. Mariana lino disse:

    169-Você é um ouvinte acima da média, mas se dispersa. Melhore isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *