Tipos de Coaching
A gama de processos de Coaching é ilimitada. Cada profissional de Coaching terá facilidade nos processos inerentes ao seu desenvolvimento pessoal. Um bom gestor em RH terá mais facilidade em trabalhar com o desenvolvimento de competências enquanto um bom gestor de finanças terá aptidões para equilíbrio financeiro e planejamento de aposentadoria. Consequentemente todo Coach terá um foco estratégico baseado em suas habilidades pessoais, razão pela qual é fundamental conhecer o histórico profissional, a formação e prática do Coach.
Muitas são as nomenclaturas de processos convencionados, mas irei me ater aos nomes mais conhecidos e utilizados pela grande maioria dos profissionais do setor, consequentemente as mais requisitadas pela grande maioria dos Clientes.
Coaching de Vida
Todos temos momentos de crise em que nossa vida parece estar desorganizada. As amizades, a saúde, energia, vida espiritual, vida conjugal, vida profissional, educação dos filhos e tantos outros esforços, parecem que estão num limite de tensão. Esse é um processo extenso, pois todas as áreas devem ser contempladas de forma separada, para que se possa ter um ótimo resultado. Essas demandas são relativamente comuns em momentos de grande impacto e mudanças na vida do Cliente, como: perdas, morte, divórcio, dependência química, entre outros. No entanto, vale frisar, que todos os processos de coaching de alguma forma vão abranger áreas pessoais, independentemente de “grandes crises”.
Coaching Executivo
Vivemos em uma sociedade onde a busca pela melhor performance é comum e intensa. Precisa-se produzir mais, em menos tempo e com melhores resultados. O desempenho é medido em cifras e as pessoas que não se destacam, são descartadas ou ficam em funções secundárias. Colaboradores que almejam funções estratégicas precisam trabalhar competências como: resolução de problemas, pensamento crítico, criatividade, inteligência emocional, tomada de decisão, negociação, foco, gestão de tempo e outras. As demandas podem surgir via uma organização que pretende investir na formação de lideranças; ou o próprio candidato, que por se sentir desqualificado procura no Coaching uma alternativa para “salvar seu emprego” ou investir na sua carreira. De longe são as maiores demandas, razão pela qual o histórico profissional do Coach é de suma importância, primeiro, por entender as necessidades das organizações e por outro lado os conflitos do Colaborador.
Coaching de Carreira
Dizem que o Brasileiro é um empreendedor nato, mas na verdade, muitos tem buscado no “negócio próprio” uma alternativa frente ao desemprego que ciclicamente ronda nosso país. Tornam-se empreendedores pela simples falta de opção. Infelizmente as estatísticas não ajudam muitos aos candidatos a empreendedores, pois pelo menos 25% dos novos negócios se encerram de maneira melancólica antes do segundo ano de existência (Sebrae base 2014). Outra situação comum é o descontentamento com sua atual função no trabalho. Percebe-se pessoas com uma formação profissional específica, muitas vezes até com titulações meritórias; atuarem em áreas totalmente distintas a suas escolhas iniciais. Outro cenário, são pessoas chegando a meia idade, fazendo uma retrospectiva; afinal, o que eu fiz até hoje me trouxe satisfação e significância? E por último, não podemos esquecer dos jovens, que na sua inocência dos 16 e 17 anos, precisarem fazer uma das escolhas mais sérias e impactantes da sua vida; afinal o que vou ser na vida? Afinal, o que ajudaria a todas as pessoas que se identificam com as narrativas acima, a evitarem escolhas duvidosas e consequentes erros, que de uma maneira ou outra, podem impactar negativamente ou até comprometer toda a sua existência? O Coaching de Carreira é uma arma poderosa para ajudar as pessoas a se planejarem do ponto de vista profissional, visando uma vida digna, de realizações, e que traga a estabilidade financeira tão necessária para que o futuro possa ser vivido de maneira plena.
Coaching Financeiro
A trajetória de muitas pessoas e as estatísticas confirmam: Os Brasileiros não são educados financeiramente. O que acontece de forma recorrente, são os filhos aprendendo comportamentos financeiros totalmente inconsequentes, de pais que aprenderam o mesmo comportamento dos seus pais. Esse ciclo precisa ser quebrado, pois nunca se viu tantas pessoas endividadas, sendo que muitas delas encontram seus nomes nos cadastros de inadimplentes. Mas como mudar essa realidade? O Coaching Financeiro visa trazer esperança e uma nova realidade para essas pessoas, primeiramente corrigindo o passado e todas as suas consequências; e posteriormente alinhar seus sonhos e expectativas com uma vida de estabilidade econômica e financeira, permitindo uma vida digna mesmo nos momentos em que essa pessoa não for mais economicamente ativa. Esse planejamento financeiro visa criar um conceito de prosperidade, com novas crenças, experiências e realizações.
Com certeza muitos outros processos poderão ser encontrados na vasta literatura disponível; Como Coaching de Performance, Coaching de Resiliência, Coaching de Equipes entre outros.