Sabedoria: O que significa?
A sabedoria é uma virtude, sem dúvidas, que adquirimos conforme o tempo passa e a expêriencia aumenta. Esta é uma dádiva que nos ajuda a compreender a vida!
Continuamos trilhando nos sábios ensinamentos de Salomão. Ele sugere: “Amigo, preste muita atenção à minha sabedoria; ouça atentamente tudo sobre o meu entendimento. Assim você terá bom senso e ficará longe de confusão” (Provérbios 5:1-2).
Tudo começa com a pergunta? A quem você da ouvidos? Infelizmente ainda nos deparamos com pessoas que pelo simples fato de terem lido algo na internet, sem o mínimo critério crítico, tomam a informação como verdade absoluta.
Outros vão além, dando ouvidos a influenciadores digitais e supostos líderes em determinadas áreas do conhecimento, sujeitando se a eles como se fossem os únicos detentores da verdade.
Curiosamente Salomão se apresenta como um modelo a ser seguido. Não parece muita pretensão e até uma certa arrogância? Inicialmente ele não afirma ser o único, mas uma opção, fruto de suas experiências.
Salomão teve muitos acertos e grandes resultados, mas também cometeu muitos erros, e não fez questão de escondê-los. Estão, registrados para que nos sirvam de lição.
Ele fala em sabedoria, mas o que vem a ser sabedoria?
Sabedoria significa saber viver, não no sentido de ter a resposta certa e imediata para tudo, mas em ter a reação correta.
Os que adquiriram sabedoria, sabem como o mundo funciona. Sabem que todos tem a essência do divino, pois Deus é o centro de tudo, uma realidade que não tem fim, e
que abarca a tudo e todos; razão pela qual nossos semelhantes devem ser respeitados e ouvidos independentemente de suas diferenças.
Também sabem que o mundo onde vivemos é um presente complexo, que deve ser desfrutado, mas acima de tudo cuidado.
Salomão termina afirmando que sua sugestão nos ajudará a ficar longe de confusão. Respeito e amor ao próximo, também implica em limites. “Por que permitir que outros se aproveitem de você? Por que ser explorado por quem não dá a mínima para você”? (Provérbios 5:10).
A vida é uma constante troca, o que nos deve estimular a dar o melhor de
nós, mas também dizer não, quando desrespeitosamente querem invadir
nossa privacidade.
Ouça com critério e escolha mentores experimentados pela vida, que com humildade se propõem a compartilhar, mas não impor, aquilo que aprenderam das suas vivências.
Pense Nisso!