Quando o Coaching fracassa?
⦁ Quando o Cliente não termina o que inicia
Todo processo de Coaching exigirá compromisso total entre as partes. É comum existirem leituras e exercícios que reforçarão o aprendizado e a consciência das capacidades e potenciais do Cliente. Isso em mente, a seção não termina naquela hora de trabalho entre Coach e Cliente, mas se estende para a próxima seção e em consequência para todo o processo. Portanto, se o Cliente não se responsabilizar integralmente por sua parte no processo, não haverá os resultados desejados, e caberá ao Coach sugerir a finalização dos trabalhos.
⦁ Quando o Cliente não se responsabiliza por seus comportamentos
Além das tarefas, cabe ao Cliente a total responsabilidade pelo comportamento. Como a relação Cliente e Coach deve estar pautada na mútua confiança e verdade; e cientes de que o processo inicia pelo auto-conhecimento e descoberta, surgirão situações que exigirão aceitação, responsabilidade e comprometimento para com o processo de mudança. Se essa realidade não for perceptível, o processo é natimorto.
⦁ Quando o Cliente não aceita ser confrontado nem interrompido
Um processo de Coaching bem-sucedido é uma via de mão dupla. Um dos instrumentos mais eficazes no Coaching, são as chamadas “perguntas poderosas”, perguntas essas que levam o Cliente ao processo de reflexão, confrontação, autoconsciência e mudanças. Se o Cliente não tiver consciência dessa realidade ou não se sujeitar a ela, não haverá sucesso no processo e mais uma vez cabe ao Coach sugerir uma mudança total na relação ou propor o encerramento do trabalho de coaching.
⦁ Quando o Cliente se sente forçado a passar pelo processo de Coaching
Esse é o típico caso quando o contratante do serviço, não é o mesmo que passará pelo processo de Coaching. Se o Cliente não for devidamente instruído sobre as expectativas que existem atrás dessa contratação e os consequentes resultados almejados, haverá um hiato, pois, o Cliente poderá desconfiar das reais intenções do contratante. Infelizmente muitas organizações não tem uma cultura de Coaching, e quando se inicia um processo, em muitos casos, trata-se apenas de preparar o Cliente para o processo demissional. Recomendo que o Coach se certifique das reais intenções do contratante, pois é a única forma de se trabalhar visando sucesso.