O que são Emoções positivas?

A gama de processos de Coaching é ilimitada, venha conhecer a De Veer!

O que são Emoções positivas?

Emoções positivas são essenciais para a nossa saúde e relacionamentos, mas não devem ser confundidas com o simples pensamento positivo. Essas emoções positivas por não terem um motivo ou um “por que” de existir, acabam não durando muito tempo. É justamente esse “por que” que vai determinar o real sentido de felicidade que o ser humano tanto procura. Essa felicidade não tem vida longa, pois se encerra assim que os prazeres ou gratificações imediatas terminam.

Significado e sentido, se refere ao modo como as pessoas representam e interpretam algum fato ou objetivo, conforme suas crenças e valores. Compreender o que faz sentido para nossas vidas pode nos ajudar a descobrir o nosso papel nesse mundo. Já o propósito está ligado às aspirações e desejos que nos motivam em direção ao movimento e ação.

O significado, segundo Victor Frankl, pode estar associado a três áreas da nossa vida. Primeiro, um trabalho criativo que contribua para a sociedade, depois um engajamento no sentido de aprofundar o conhecimento do mundo ao nosso redor, e por último a atitude ou ação, em função do enfrentamento das dificuldades e adversidades que se apresentam no nosso dia a dia.

Uma pessoa pode buscar significado em vários elementos, os quais também podem mudar durante a vida. Alguns dos mais comuns são: relacionamentos,  espiritualidade, realização pessoal, generosidade, trabalho, justiça, saúde entre tantos outros.

A importância do propósito

As emoções positivas são mais duradouras quando estão intrinsicamente ligados aos nossos significados internos, como propósito (desejos, metas e realização pessoal), valores (elementos que justificam as ações), eficácia (capacidade de fazer diferença), autoestima e emoções positivas (estímulo para sacrificar o presente para ter um futuro melhor). Alguns autores que as emoções positivas mais envolvidas com o propósito são o amor, esperança, admiração, confiança e alegria.

Isso não quer dizer que não haverá dificuldades para atingir o que buscamos, pelo contrário, a verdadeira felicidade é obtida quando enfrentamos os altos e baixos e superamos os desafios e obstáculos. É justamente o propósito que nos dará as forças necessárias para insistir e conseguir enfrentar esses momentos.

Cada pessoa tem os seus propósitos, mesmo que não estejam claramente explicitados, os quais também podem mudar em função de circunstâncias e imprevistos. No que tange ao nosso esforço, é importante variar, para ter a percepção e associar o que você faz com aquilo que está buscando. Da mesma forma é salutar não ficar somente no “óbvio”, mas parar para refletir sobre o que estamos fazendo. Por essa razão, o mindfulness está se difundindo rapidamente, pois é um estado de consciência mais presente, justamente para evitar ficar somente no passado e só no futuro.

O significado das Emoções positivas no Trabalho

A maioria das pessoas não busca apenas um trabalho, mas algo que também crie significado para a vida. Uma extensa pesquisa comprovou os três elementos que deixam as pessoas mais motivadas. Primeiro, significado (fazer algo que beneficie alguém), segundo, interações sociais (ter momentos mais positivos com as pessoas) e a energia física (fazer escolhas que melhorem a saúde física e mental).

Atribuir significados ruins ao trabalho, torna o mesmo mais penoso e sofrido, enquanto, atribuir significados positivos, pode transformar as atividades aparentemente chatas e entediantes em algo prazeroso e gratificantes. Uma das formas de aumentar o engajamento, é mostrar o quanto o trabalho é significativo e impactante para as outras pessoas.

Existem três formas de fazer um funcionário enxergar o valor do seu trabalho: Primeiro, quando a empresa mostra o benefício que o funcionário gerou para alguém ou para a sociedade. A palavra mágica nesse processo é a gratidão, que por ser simples, muitos não a praticam. A segunda, é quando o próprio cliente, através de elogios ou agradecimentos, reconhece o trabalho do funcionário e o benefício que gerou. Por último, é quando o próprio funcionário descobre o quanto o seu trabalho é significativo, sem precisar de reconhecimentos de terceiros.

Pesquisas revelam que o engajamento no trabalho pode ser elevado em até 250 vezes quando as pessoas passam a maior parte do dia fazendo algo que consideram significativo para alguém. O significado é algo que criamos todos os dias, por meio de pequenos passos e vitórias, que nos trazem a sensação de progresso.

Quando as pessoas pensam apenas na sua própria felicidade, acabam se sentindo mais sozinhas e fúteis, em razão de colocar o foco apenas em si mesmas, enquanto que, ao buscar a felicidade daqueles ao seu redor, ou colocar a necessidade de alguém antes da sua, acabam fortalecendo as relações dentro do trabalho, gerando um aumento do bem estar.

Significado, Propósito e a Motivação Humana

Do ponto de vista filosófico, encontrar propósito na vida é um dos últimos objetivos existenciais do ser humano, em uma jornada pessoal que pode ser descoberta frente a uma necessidade ou na busca constante.

Existem duas maneiras básicas de motivar o ser humano. Primeiro por uma motivação extrínseca, que está ligado à uma recompensa externa e geralmente dependendo os outros para recebê-la. Já a motivação intrínseca é algo que depende totalmente de você. Essa é a melhor forma de motivação, porque independe de incentivos e recompensas, razão pela qual é mais intensa e poderosa. É aquela motivação que faz com que a pessoa busque o que a estimule individualmente, ao invés de algo que tenha somente um estímulo social. Também leva as pessoas a insistirem quando algo fracassou ou não tenha um resultado imediato. Acabam insistindo na certeza que em algum momento vai dar certo. Fazer outras atividades paralelas ao trabalho oficial, também pode ser uma boa opção de motivação interna, pois ajuda a liberar a tensão do dia a dia.

O significado não é algo que vem pronto, mas algo que criamos conforme nossa forma de pensar, de ver o mundo, conforme nossas crenças pessoais, familiares e cultura. Precisamos deixar de associar apenas um único significado aos nossos objetivos, pois essa é uma forma muito simplista de ver o mundo.

Como criamos os nossos significados:

Todos recebemos uma série de significados da família, cultura, mídia e do círculo social, e em razão disso essas informações influenciam na criação dos próprios significados, os quais em virtude do tempo podem se tornar positivos ou negativos. Assim quanto mais importante for algo, mais vai ativar respostas e ação, pois as coisas importantes despertam maior interesse, mais força de vontade, e quando isso acontece, mais a pessoa recruta recursos para tornar o fato em realidade.

Os significados surgem a partir de eventos que podem ser herdados ou construídos conforme nossas “lentes”. Isso pode ser bom ou ruim, pois associamos fatos com emoções, e a partir dessas associações, criam-se os significados. Aprender a fazer o controle de qualidade dos nossos significados é uma maneira de reduzir os efeitos negativos, e de potencializar os efeitos positivos e eventos bons.

Significado tem tudo a ver com motivação. Se você tem dentro de si um significado de que passar em um concurso público é algo difícil e que você não está preparado, talvez não se esforce o suficiente para passar, por não usar o máximo dos recursos internos disponíveis, nem o melhor de si, consequentemente não terá a motivação necessária; ao contrário daquele que enxerga o concurso como algo possível de passar, e por isso emprega o máximo de si e de seus conhecimentos. Quanto mais forte for o significado que você dá para as coisas ao seu redor, maior será sua motivação, e, portanto, a probabilidade de fazê-lo.

Significados estão diretamente ligados à saúde emocional. Pessoas que não conseguem ver significado nem sentido na vida, acabam perdendo o desejo de viver, se tornando apáticas e até autodestrutivas.

Significado e escolha profissional

Criar um significado forte em nossas vidas fica mais fácil quando conseguimos descobrir como forças, habilidades e interesses que podem ir ao encontro das necessidades dos outros, daquilo que o mundo precisa, e de como podemos direcionar os nossos talentos naturais para essas necessidades. Mas para que isso aconteça, precisa acontecer uma transformação nas nossas crenças e até na forma de enxergar o valor do trabalho, percebendo a importância daquilo que fazemos para os outros. Se o seu trabalho não o motiva, e você não pode deixar o trabalho, precisa construir imagens e significados mais positivos do trabalho que realiza a fim de torná-lo menos penoso. Fazer apenas o que gosta, exige também que você faça coisas que os outros gostem, senão seu trabalho não despertará atenção. Um trabalho só é bem sucedido se você colocar a satisfação e a necessidade do cliente no mesmo nível, ou em um nível mais elevado do que sua satisfação. É isso que cria um mundo de admiradores e clientes fiéis.

Para aqueles que ainda não encontraram a profissão ideal, sugerimos usar suas forças, talentos, habilidades, desejos e interesses para suprir aquilo que as pessoas ao seu redor precisam. Em vez de querer se tornar igual a alguém, foque em ser o melhor que você já é naturalmente, praticando e aumentando seu conhecimento e habilidades nas atividades em que você já tem um dom natural. Quando a habilidade de uma pessoa combina com o perfil do cargo que ocupa, a probabilidade de se manter no emprego se tornam maiores.

Vale ressaltar que pessoas motivadas apenas pelo dinheiro tendem a se isolar e querer trabalhar sozinhas, e de forma mais competitiva; enquanto que aqueles motivados por uma contribuição à sociedade ou à ciência, ou a algo maior, tendem a querer trabalhar de forma mais colaborativa, para unir seus esforços, e prol de algo grande.

Emprego, Carreira ou Chamado?

As pessoas exercem seu trabalho basicamente de três formas: como um emprego, uma carreira ou um chamado.

As pessoas que veem seu trabalho como um emprego, geralmente só estão interessados nos benefícios imediatos, recompensas e incentivos materiais. Tem dificuldade em criar vínculos com o trabalho, pois não o considera importante, e muitas vezes até como entediante e chato, sendo apenas um meio para obter recursos e suprir necessidades.

As pessoas que veem seu trabalho como uma carreira, tendem a focar nos benefícios de longo prazo, ligados ao seu progresso profissional, prestígio, sucesso e ao poder, como títulos, prêmios, promoções, tudo com o objetivo de conseguir uma posição de respeito na sociedade.

Já as pessoas que compreendem seu trabalho como um chamado, acreditam nele como algo que lhes proporciona muito mais do que sucesso e dinheiro, tornando-o uma identidade, missão; o que lhe proporciona maior satisfação. Essas pessoas tendem a desenvolver melhores relacionamentos no trabalho e ter uma vida com mais sentido e satisfação pessoal e profissional. São as pessoas mais motivadas e engajadas, e com menos problemas de saúde.

Pode ser que alguém afirme valorizar as três, o que pode fazer sentido em função de um momento de vida; mas de forma geral, a forma como a pessoa valoriza o trabalho que faz, está diretamente ligado ao nível de importância e significado que ela dá a ele, e é isso que irá direcionar o comportamento e o nível de comprometimento que ela tem dentro da organização. Existe uma forma simples de desvendar essa questão, basta perguntar: Por que o seu trabalho existe? Para que serve? 

A partir do momento em que você descobre como o seu trabalho melhora a vida das pessoas, provavelmente vai começar a realizá-lo de outra forma, com mais orgulho, admiração e satisfação pessoal, mesmo que tenha um chefe difícil e trabalhe em um lugar complicado. Busque se dedicar mais as tarefas que você acha mais interessantes no seu cargo, apegue-se aos relacionamentos, interagindo mais com os colegas e valorize as pequenas contribuições do seu trabalho. Procure se lembrar por que você faz o que faz todos os dias.

entre-em-contato
Entre em contato com o coach Ernesto de Veer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *