PRUDÊNCIA
Uma bela virtude que podemos adquirir!
A virtude da prudência: Prosseguindo a nossa caminhada pelo livro de Provérbios, nos deparamos com um novo desafio: “Você é jovem e sem experiência? Aprenda a ser prudente” (Provérbios 8:5).
A experiência é o resultado das nossas vivências, onde aprendemos com nossos acertos e erros, por isso, a prática nos molda, dando segurança em relação ao que fazer e ao que evitar, no entanto, sempre envolto no fator tempo. Adquirir experiência leva tempo e esse fator normalmente é desconsiderado no entanto, ignorar essa verdade gera desapontamento e frustração, fator bem evidente nas gerações mais novas.
Mas Salomão aponta um caminho, sugerindo que a melhor forma de adquirir experiência é ser prudente. Quando olhamos o dicionário, a prudência é definida como cautela, precaução, ponderação, sensatez, etc. É comum ouvirmos falar de conflitos geracionais, onde os jovens munidos de muita tecnologia e iniciativa, se deparam com os limites que as universidades não podem ensinar, que é a experiência oriunda da prática e da vivência que só o tempo nos ensina.
Essa verdade tem sido motivo de debate e atenção, levando muitos a pensarem em um meio de abreviar esse hiato de tempo. Então, chegamos ao ponto que muitos estão redescobrindo, ou seja, nada melhor que dividir a experiência de uns com a tecnologia e iniciativa de outros. Salomão também contribuiu com essa situação, afirmando que “na multidão de conselhos há sabedoria” (Provérbios 11:14).
Mas qual é o desafio? O desafio é colocar as diferentes gerações para trabalharem juntas, onde o ímpeto e a prudência caminham juntos, para dessa forma adquirir o conhecemos como a experiência prática, que também é conhecida como sabedoria, por isso, havendo humildade e o desejo de aprender e dividir, todos saem ganhando.
Quer aprender mais sobre o assunto? entre em contato com o especialista Ernesto de Veer no link a seguir: https://deveercoaching.com.br/contato/