Procrastinação

A gama de processos de Coaching é ilimitada, venha conhecer a De Veer!

Procrastinação

Procrastinador é aquela pessoa que está sempre adiando o que precisa ser feito. Quando decide que chegou a hora de fazer algo importante, se lembra que um monte de coisas bem menos importantes precisam ser feitas.

É a pessoa que senta à frente do computador para escrever algo importante, para fazer um trabalho que já estava adiando há algum tempo, mas decide que antes precisa arrumar a mesa, pagar uma conta, dar uma rápida olhada nas notícias do dia, limpar a caixa de entrada de e-mails, ligar para alguém que não liga há muito tempo, Facebook, WhatsApp, etc. Enfim, o cérebro do procrastinador é cruel, pois vai sempre achar um meio de adiar o que é relevante e precisa ser feito, sempre achando uma brecha para executar tarefas secundárias, que muitas vezes não levam a lugar nenhum.

O procrastinador normalmente é percebido como uma pessoa muito ocupada, pois não passa o dia à toa, muito pelo contrário, ele passa o dia pulando de tarefa em tarefa, mas nunca chega realmente àquilo que vai fazer a diferença na vida dele, diferença para construir uma história da qual sentirá orgulho de um dia poder contar. Para o procrastinador, o dia voa, e no final de tudo, tem a sensação de que não fez nada.

Segundo estudos científicos, existe um componente genético que favorece a procrastinação. Nossos ancestrais não tinham o hábito de planejar o futuro, e acabavam tendo de tomar frequentes decisões em razão do momento, inclusive para sobreviver. Uma segunda causa, é o fato de que ficar concentrado por longo tempo numa atividade, é uma das funções executivas do sistema nervosos central mais difíceis de ser mantida.

Da mesma forma, também existe técnicas para treinar a mente para driblar as tendências naturais de procrastinar. Em primeiro lugar se faz necessário entender algumas verdades sobre produtividade:

  1. Ocupar-se não é produzir. Produzir é fazer o necessário na direção da realização dos seus sonhos.
  2. As tarefas nunca vão terminar. Não haverá um dia sequer que você poderá afirmar que todas as suas pendências foram resolvidas, e não nenhum problema nisso. O simples fato de aceitar isso muda muita coisa.
  3. Se você não tem agenda, acaba virando agenda dos outros. Cada vez que temos uma distração, nosso cérebro precisa reorganizar o foco.
  4. Mais importante que a velocidade é a direção. Temos a tendência de ficarmos ansiosos pelo que ainda falta para chegarmos a uma meta ou destino. Na verdade, não podemos nos avaliar por quanto falta para chegar no “Ponto B”, mas sim o quanto nos afastamos do “Ponto A”.
  5. O maior ladrão de energia é pensar em algo no momento em que você não pode fazê-lo. O melhor antídoto para essa situação, é anotar o fato e resolvê-lo em momento oportuno.
  6. Não trate exceção como regra. Aplicando a Lei de Pareto, temos que organizar os 80% do nosso tempo, e gerenciar da melhor maneira possível os outros 20%.
  7. Felicidade não é uma linha de chegada, ela é o próprio caminho. Temos a tendência de viver dentro de expectativas do “quando” isso ou aquilo acontecer, então eu serei…Com isso esquecemos de viver o agora, e reconhecer nele inúmeros pequenos milagres.
  8. Se fosse fácil, todo mundo faria. Buscar a melhor significação para os episódios da vida é uma habilidade, como toda habilidade, que se adquire com conhecimento, prática e repetição.

 

Conteúdo adaptado do livro: Produtividade para quem quer tempo – Geronimo Theml – Editora Gente

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *