PREMISSAS DO COACHING

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PREMISSAS DO COACHING

Somos altamente influenciáveis tanto por estímulos positivos como negativos, no entanto, infelizmente as negativas são mais recorrentes. É difícil reconhecer virtudes nas pessoas, pois geralmente quando questionados a respeito, precisamos recorrer a memória passada, justamente para resgatar algo de positivo em relação à pessoa. No entanto, fatos negativos, parece que estão sempre na “ponta da língua”, prontos para exercerem seu poder destruidor, diante do menor estímulo. Na verdade, o que estamos falando é um hábito, ou seja, aprendemos a focar no negativo, por diversas razões, desde uma justificativa para os “próprios defeitos”, até motivos que consideraríamos legítimos. Ter pensamentos positivos, ou melhor, uma postura positiva para com a vida, também é um hábito; e se não for essa a sua prática, a boa notícia é que ele pode ser aprendido.

Na minha experiência como Coach, tenho visto pessoas aprendendo a viver com uma nova estrutura de pensamento, mais focadas no que podem vir a ser e fazer, reconhecendo suas habilidades e potencialidades e menos conectadas nas suas limitações. Não há dúvidas que todo processo de mudança despende energia e tempo, mas é possível, razão pela qual em um processo de coaching existem certas premissas, sendo que pretendo destacar algumas:  

  1. Todo Coach deve acreditar no potencial do Cliente. Muitas pessoas procuram um Coach em um momento de transição, ou então desejam desenvolver uma nova habilidade, ou ainda, estão inseguras quanto ao seu momento atual ou futuro. Seja qual for a razão, um verdadeiro profissional de coaching, deve ajudar ao seu Cliente a extrair todo potencial por vezes adormecido, ou até desconhecido. A prática do coaching consiste em ouvir, perguntar, estabelecer objetivos, desenvolver responsabilidades, mas acima de tudo, acreditar que a pessoa que está à sua frente é capaz, e que ela com o devido estímulo poderá chegar no alvo desejado.
  2. Toda pessoa que quiser aprender, tem que agir. Todo o aprendizado em um processo de coaching está no executar, pois a mudança se origina na ação, e não meramente no conhecimento intelectual. Ação resulta em aprendizado.
  3. Não há falhas, somente entendimento. Falha não passa de um julgamento sobre resultados em um curto espaço de tempo. Se você não atingiu a sua meta, significa somente que ainda não a atingiu. Falha não é uma ideia sensata, porque você não consegue provar um fato negativo. Você não pode dizer que falhou, a menos que tenha desistido, e essa não é uma opção no contexto do coaching.
  4. Nós já temos todos os recursos necessários, ou podemos cria-los. Quando falamos de comportamentos ou atitudes, não há pessoas desprovidas de recursos, somente estados de espírito nessa condição. O Coach trabalha para realçar os recursos internos do Cliente. Nossa sabedoria mais profunda está aguardando para ser descoberta.
  5. Todo comportamento tem um propósito. Nossas ações não são fortuitas, pois sempre estamos tentando atingir algo. Estamos sempre nos movendo em direção de uma meta, embora não tenhamos obrigatoriamente consciência deste fato. Defina suas metas, pois caso não o faça, há pessoas que o farão por você.
  6. Ter uma opção é melhor do que não ter nenhuma. Todo Coach que ajudar ao seu Cliente a procurar uma opção melhor, e que esteja de acordo com seus valores e crenças, ele as adotará.
  7. Toda pessoa cria sua própria realidade. Todos temos diferentes experiências, interesses, temperamentos, responsabilidades, gostos, aversões e preocupa-ções. Assim formamos crenças a partir das nossas vivências, perseguindo metas distintas pois temos valores diferentes. Essas metas, crenças e valores são as características principais do nosso mapa mental, que modela o mundo que percebemos. Nossos mapas mentais podem ser bons, possibilitando liberdade, ou podem ser limitados, com muitos medos e restrições. Todo Coach também tem seu mapa, mas deve ter o cuidado de respeitar e trabalhar com a visão do mundo do Cliente. A intenção não é alinhar a visão do mundo do Cliente com a do Coach, mas oferecer-lhe mais opções dentro do seu mundo.
  8. Relacionamentos são mais do que a soma de suas partes. Se você considera que um mais um resulta em dois, é porque você esqueceu o poder do “e”, que é o poder da conexão.
  9. O Cliente tem as respostas e o Coach as perguntas. Toda pessoa tem as repostas, mas possivelmente não as saiba, razão pela qual o Coach deve ajudar seu Cliente a busca-las. Ao Coach compete a provocação através das perguntas, mas jamais apresentar ao Cliente as suas respostas, pois no fundo não é isso o que o Cliente está buscando.
  10. Coaching é uma parceria sinérgica capacitada. Os resultados altamente positivos resultantes de um processo de Coaching são cientificamente comprovados. No entanto isso só é possível através de uma mútua entrega, baseada em total confiança, o que chamamos de rapport.
  11. Você está fazendo o melhor possível, e provavelmente pode fazer melhor. Por mais que uma pessoa julgue seu desempenho pífio, ela está fazendo o seu melhor naquele momento, pois o comportamento está condicionado a uma série de variantes, como crenças, valores, automotivação e outros. No entanto, o melhor sempre está por vir, a partir de uma nova visão de nós mesmos e das possibilidades.

Sem dúvida existem outras premissas, mas essas são essenciais para o êxito em um processo de coaching. Comece por adotar essas, e veja a diferença na sua qualidade de vida e resultados.

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