Por que o Coaching é eficaz?
As estatísticas atestam a eficácia. Abaixo um quadro, que é fruto de pesquisas realizadas pela ICF (Federação Internacional de Coaching) em todo o mundo. Os números surpreendem.
Fonte: www.icfbrasil.org
Além das estatísticas, podemos mencionar mais alguns dados que ajudarão o Cliente na sua compreensão.
⦁ É um processo de investigação, reflexão e conscientização
O início de qualquer trabalho de Coaching é o autoconhecimento. Se não nos conhecermos, com todas as virtudes e pontos a desenvolver, jamais poderemos falar em progresso e novas conquistas. Na Bíblia, o Apóstolo João afirma: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará! ”. O Coaching começa com essa busca, conhecer a verdade sobre si próprio. Nessa busca, a investigação leva a reflexão, que por sua vez leva a conscientização. Essa busca só é possível, pois todo processo ocorre no mais perfeito sigilo, e em um ambiente de respeito e sem julgamentos. Na PNL (Programação Neuro Linguística) existe uma pressuposição de que as “pessoas sempre fazem a melhor escolha para o momento”, mesmo que os resultados sejam questionáveis. Nossas escolhas estão imersas em ideias e crenças pré-concebidas; que em muitas situações são limitantes, fruto da nossa genética, educação, condição social e relacionamentos. A exposição a verdade, poderá expandir de forma exponencial as nossas potencialidades.
⦁ É um processo que auxilia o cliente na descoberta de suas qualidades e pontos a desenvolver
A sabedoria ensina que: “Feliz a pessoas que aprende a rir dos seus próprios erros.” (Bárbara Coré). Não se trata de uma atitude irresponsável, mas da aceitação da própria humanidade e que estamos em um processo de contínuo desenvolvimento. Irresponsabilidade é conhecer suas limitações e não tomar nenhuma atitude em relação ao fato. Mas, mais importante do que conhecer as limitações, é conhecer suas qualidades, e por mais incrível que pareça, a maioria das pessoas as desconhece. O processo de Coaching auxilia nessa descoberta, visando tornar o Cliente cônscio de suas capacidades e possibilidades de realização.
⦁ É um processo que auxilia na capacidade de se responsabilizar pela própria vida
Fugir das consequências de suas escolhas, é algo que o homem pratica desde os primórdios da civilização. Sempre existe uma razão para o resultado ter ficado aquém do esperado. Pode ser o governo, o chefe que é um “chato”, o pai que era um irresponsável, a economia que só nos oprime, a falta de tempo, de dinheiro, a saúde, a idade e assim por diante. Mas por que razão nos apegamos com tanta facilidade a essa prática? Existem muitos mitos a respeito, mas um em especial, é que o “fato de eu não me responsabilizar por um ato ou comportamento, me desobriga das consequências”. Trata-se de um ledo engano, pois como afirmou o Apóstolo Paulo, “O homem colhe o que semeia” (Gálatas 6:7). Na Física Quântica estuda-se a “lei da atração”, que obedece ao mesmo princípio, “atraímos o que transmitimos”. Quando falamos em relações responsáveis, partimos do pressuposto de que todo ser humano é passível de erro; mas um, busca no seu erro uma oportunidade de crescimento, e outro o nega e jamais crescerá. Um processo de Coaching sério e científico, leva o Cliente a se responsabilizar por sua vida, o que invariavelmente levara essa pessoa a realizações duradouras e de consequências positivas.
⦁ É um processo que fornece um feedback realista
Todo processo de Coaching visa resultados perceptíveis e de impacto. Para tanto há a necessidade de Cliente e Coach estarem em perfeita sintonia (Rapport). Recomenda-se haver um feedback de cada seção, tanto por parte do Cliente como do Coach. O processo precisa ser avaliado; afinal, o que está surtindo os efeitos desejados? Há desvios que precisam ser corrigidos? Qual é a percepção do Cliente e do Coach? Há procrastinação? Há falta de compromisso? Os exercícios e leituras estão sendo realizados? Quais são as desculpas pelas omissões? Um feedback realista provê as oportunidades para um Rapport efetivo e em consequência uma dinâmica de processo altamente eficaz.
⦁ É um processo que fornece total apoio e suporte ao Cliente
Já falamos em Rapport, mas o que vem a ser isso? A relação entre Coach e Cliente deve exceder, e muito, a uma relação formal e profissional entre duas ou mais pessoas (Coaching de Equipe). Confiança é algo que se constrói, a partir do respeito, do não julgamento, do interesse, do apoio, do ouvir, da empatia, do repartir, do questionar, do sugerir quando solicitado, etc. Sem Rapport não há eficácia nessa relação, e essa é a razão básica por que uns processos são eficazes e outros não. Portanto, o bom profissional deve acolher as demandas e necessidades do Cliente, e fornece todo apoio e suporte que esse necessita para transformar seus sonhos em realidade.