MEDO DO DESEMPREGO
Nunca se viu uma situação como a que estamos vivendo. O medo é uma realidade, pois além do risco de contrair a covid19; existe a ameaça e o medo do desemprego, fruto da brusca desaceleração econômica. Mesmo os que estão em home office, a ameaça paira sobre suas cabeças.
Mas, diante desse quadro, o que devemos fazer? Existem fatos e informações aos quais não termos acesso, mas ao que nos compete, devemos ter alguns cuidados. Primeiro, procure ter uma comunicação transparente com seu superior, pois a dúvida pode ser desesperadora e paralisante. Segundo, mantenha seus canais de comunicação abertos; não é hora de achar que você é o “dono” de determinado processo ou conhecimento. Troque informações, e seja participativo, tendo a humildade de repartir, mas também de receber. Terceiro, pergunte o que posso fazer para agregar nesse momento. O desprendimento e a intenção de ajudar é substancial nesse momento.
Mas se o pior acontecer?
Primeiro respire fundo e se de ao direito ao “luto”, pois com certeza você se sentirá injustiçado. Nesse momento é muito importante ter um “ombro amigo”, pois a ocasião merece “desabafos” e “choro”. O luto tem seu próprio tempo, mas se apresse em atualizar seu curriculum, e compartilhá-lo com os diversos canais de disponibilização de vagas. No entanto, o mais importante é acessar sua rede de relacionamentos, pois eles serão a possível ponte entre a disponibilidade e necessidade. Não tenha vergonha do seu momento, pois qualquer entrevistador facilmente compreenderá a situação e é natural o medo do desemprego.
Mas existe uma outra realidade para muitas pessoas, que já estão desempregadas há mais tempo e possivelmente perderam a esperança de serem contratadas. Não existe uma receita comum, mas algumas ideias podem ser consideradas.
- Se você já ouviu diversos “nãos”, existe um motivo que deve ser considerado. A pergunta é: O que você tem feito para não ouvir um outro “não”, ou você simplesmente desistiu?
- Você tem buscado qualificação? Estamos em um mundo de constantes mudanças que exigem adequações. A gama de possibilidades de qualificação gratuita é imensa, basta você buscar na internet.
- Humildade! Essa é a palavra chave para a mudança. Temos que reconhecer nossas limitações, e todos a tem, mas em vez de se dobrar as mesmas, devemos vê-las como oportunidades.
- Procure ajuda! A ICF (Federação Internacional de Coaching) dispõe de profissionais altamente qualificados para lhe ajudar nesse momento tão difícil, e o melhor, a maioria dos profissionais estão atendendo gratuitamente, o que é o meu caso. Espero o teu contato!