Formigas: como podemos aprender com elas?
Não é de hoje que sabemos que as formigas são um ótimo exemplo de trabalho e sabedoria. Parando um pouco para observá-las, conseguimos aprender muito!
Voltamos nossa atenção para os ensinamentos do Sábio Salomão. Ele inicialmente dirige sua atenção para as formigas, observando sua rotina e disciplina, e depois faz uma analogia com um estilo de comportamento peculiar a muitas pessoas, então aquelas que habitualmente estão “encostadas em alguém ou lugar”. Mas, para explicar melhor veja o texto abaixo:
“Você preguiçoso, olhe para a formiga. Observe-a e aprenda alguma coisa com ela.
Ninguém precisa dizer o que fazer – não tem chefe nem patrão, mas ela estoca
alimento durante o verão e durante a colheita armazena provisão. E você, por quanto
tempo vai ficar vadiando, sem fazer nada? Quanto tempo ainda vai ficar na cama? Um
cochilo aqui, uma soneca lá; uma folga aqui, um descanso lá, sempre encostado em
algum lugar – sabe o que você vai ter? Apenas isto: uma vida pobre e miserável, na
qual as necessidades são permanentes” (Provérbios 6:6-11)
Salomão demostra preocupação com as pessoas que estão envoltas em necessidades permanentes, em especial aquelas que tem o hábito de “terceirizar suas responsabilidades”, razão pela qual não progridem na vida.
Todas pessoas passam por infortúnios, mas a resposta é distinta. Existem aquelas que sofrem com as perdas, mas processam sua dor e através das lições aprendidas retomam sua vida. Porém, existem aquelas que não tem forças para se levantar, e passam a vida se queixando e comparando aos outros. Por isso, acham-se azarados e vítimas de uma sociedade que não lhes disponibiliza oportunidades.
Salomão observou que as formigas têm claramente uma missão de vida. Então, dão o melhor de si, independentemente de supervisão; têm iniciativa; planejam o futuro; poupam em função das incertezas da vida e não são egoístas, mas pensam no bem-estar coletivo; não se fazem de vítimas; não fazem “corpo mole”; e acima de tudo, assumem e cumprem com suas responsabilidades.
Se você ainda acha que a vida e o mundo conspiram contra você, está na hora de observar e aprender com as formigas; saindo da posição de espectador, e se tornando protagonista dos seus pensamentos e atitudes, para não ser comparado com uma pessoa “preguiçosa” e
“passiva” diante dos desafios da vida.
Pense Nisso!