Críticas: Será que sei lidar com elas?

A gama de processos de Coaching é ilimitada, venha conhecer a De Veer!

Críticas: Será que sei lidar com elas?

Receber críticas nem sempre é algo agradável. Mas temos que avaliar, quando elas vem de forma construtiva, no intuito de ajudar sua forma de agir!

Nos meus atendimentos tenho me deparado com inúmeras situações em que o Cliente relata que “alguém está tentando prejudicar sua ascensão no trabalho”, “puxando o seu tapete” ou “Estou recebendo muitas críticas”.

O fato nos leva a duas possibilidades de interpretação, sendo a primeira diretamente ligada à nossa cultura emocional; pois é comum pessoas interpretarem desempenho com identidade. Se sou cobrado por meu desempenho, isso nada tem a ver com quem eu sou, mas sim com que eu faço.

Vamos usar como exemplo a situação vivida pelo João. Ele trabalha em uma multinacional há mais de 15 anos, e na última avaliação de desempenho, seu superior pontuou um acomodamento, isso quer dizer, está faltando mais empenho, foco e resultado.

João pode dizer que recebeu críticas e estão chamando de acomodado e sem iniciativa, ou ter uma resposta proativa. Eu não sou acomodado, mas se meu superior teve essa percepção, vou procurar saber onde esse fato foi notado e mudar minha forma de atuação.

A segunda possibilidade tem a ver com caráter. Existem pessoas que querem subir na carreira, não por mérito, mas desqualificando seus colegas através de informações inverídicas, ou no mínimo tendenciosas.

Parece que nosso amigo Salomão, já enfrentava esse tipo de situação há 3.000 anos atrás.

Ele deixou registrado o seguinte: “O mau-caráter anda por todos os lados falando coisas maldosas e espalhando veneno. Em sua mente doentia sempre fica maquinando algo torpe, só para incitar confusão. Mas ele não perde por esperar, pois a vida dele desabará” (Provérbios 6:12-15). Dessa afirmação, podemos concluir que sempre haverá pessoas ao nosso redor com intenções escusas. Espalhar veneno é sua prática preferida.

Se possível devemos evitá-las, ou no mínimo não tomar suas informações como verdades absolutas, independentemente de quem estejam falando. Salomão as nomina como mentes doentias, e que em algum momento serão confrontadas com a verdade e desmascaradas. Portanto, procure a companhia de quem acrescenta algo a sua vida, e evite os falsos bajuladores, pois você pode cair com eles.
Pense Nisso!

entre-em-contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *