Experiência Ótima “Flow”: Como isso pode me ajudar?
Este estado de “experiência ótima” está relacionado aos resultados que alcançamos através dos nossos esforços. Quanto melhor a nossa performance maior será a nossa satisfação de realizar nossas atividades.
De acordo com Mihaly, Flow quer dizer estado de experiência ótima. Na sua teoria, ele aborda os elementos que levariam o ser humano a atingir o melhor da sua performance; como atenção, concentração e motivação, e como os resultados desses processos são capazes de proporcionar ao indivíduo maiores níveis de satisfação com a vida.
Com isso ele quer dizer que o ser humano pode ter controle sobre o que o faz feliz, com seus próprios recursos, em vez de buscar incansavelmente a felicidade por meio de estímulos externos. Dessa forma, as maiores ferramentas que as pessoas têm para serem felizes, está ligado ao significado que as pessoas dão às atividades e tarefas que realizam.
Os melhores momentos da vida não são os de relaxamento e diversão, mas aqueles em que a pessoa coloca mente e corpo no máximo do seu desempenho. Portanto, a experiência ótima que uma pessoa pode alcançar, está ligado àquilo que nós fazemos acontecer, e não simplesmente naquilo que nos acontece sem esforço, pois o bem estar das pessoas está mais ligado aos filtros mentais e à maneira como interpretamos os fatos do dia a dia, do que fatores externos propriamente ditos.
As pessoas que têm um maior controle sobre sua vida, enxergam as coisas de modo diferente, estando abertos a novos aprendizados e experiências, mantendo relacionamentos fortes, sendo comprometidos com o ambiente em que vivem, aprendendo a se divertir em tudo o que fazem, até nas atividades mais entediantes.
Para Mihaly, para que as pessoas consigam lidar com suas ansiedades e problemas, o ideal é que sejam capazes de desenvolver habilidades que sejam compensadoras por si só, buscando seu próprio propósito, e fazendo uma mudança profunda de atitude, em vez de ficar a mercê de recompensas do ambiente externo, das pessoas, de coisas materiais ou até de um milagre, quando a pessoa busca esta habilidade, ela está prestes a ter experiências ótimas.
Durante a vida, a maioria das pessoas colocam suas expectativas de felicidade sobre algo no futuro, e isso faz com que nunca se viva de verdade, pois a felicidade está sempre presa a um sonho no futuro. Essas pessoas estão presas ao quando, ou seja, quando eu terminar a faculdade, ou quando passar no concurso, ou quando mudar de presidente; enfim uma interminável lista de “quandos”.
Consciência, Autonomia e Autocontrole
Os seres humanos são programados geneticamente a responder pelas necessidades e instintos básicos, como fome, sede, sono, sexo, segurança e outras tantas tarefas ligadas a segurança. No entanto se o indivíduo obedecer a todos os impulsos, e deixar de ter um certo controle sobre si, ele se torna vulnerável e parecido com os animais irracionais. Isso nos leva a entender o conceito de “adiar gratificações”, em troca de objetivos maiores e mais duradouros. Podemos deixar de comer um bom chocolate, em troca de um objetivo maior, que é perder peso e se sentir melhor. Isso é um exemplo de ter uma experiência ótima!
A partir do momento em que o ser humano desenvolve essa autonomia, ele passa a realizar suas próprias escolhas, em vez de satisfazer os gostos e escolhas de outras pessoas ou da sociedade. E para ter essa autonomia, ele tem que descobrir atividades que realmente despertem interesse, motivação, engajamento e significado.
Escolhas que determinam a nossa atenção
Graças ao mecanismo de consciência, é possível direcionarmos a nossa atenção àquilo que realmente é importante. A mente humana recebe e processa milhões de informações o tempo todo. São imagens, sons, cheiros, memórias, informações e tecnologias brigando pela nossa atenção. Aqueles que conseguem ter um controle sobre sua consciência, possuem uma habilidade maior de focar a atenção nas próprias vontades, e ficar mais imunes às distrações, podendo então realmente ter a concentração suficiente para perseguir seus objetivos. Isso requer vontade e disciplina, mas vai encurtar o caminho da busca pelo que realmente desejam alcançar. Cada um escolhe aquilo que deseja investir sua atenção, e é essa escolha que vai determinar se a pessoa vai ter uma vida mais próspera ou miserável.
Mihaly considera a atenção como uma forma de energia sob nosso controle, a qual ele chama de energia psíquica, tendo em vista que ao fazermos escolhas, gastamos energia para focarmos em nossas tarefas, e sem isso não conseguiremos fazer nada.
A atenção e o estado de fluxo (flow)
Lutamos constantemente para estabelecer um controle sobre a nossa atenção, tendo em vista a grande quantidade de distrações. No entanto, quando estamos diante de informações e estímulos que vão de encontro aos nossos objetivos, a energia psíquica flui de forma natural em direção a eles, razão pela qual surgiu o nome fluxo, ou flow. Portanto, flow é um estado de atenção focado em determinada tarefa, que ao mesmo tempo é desafiante e gratificante, também conhecido como experiência ótima.
Segundo Mihaly, aqueles que conseguem esse estado de flow, onde a consciência e atenção estão totalmente focadas nas tarefas, tornam-se pessoas mais confiantes e fortes, justamente pelo fato de sua energia psíquica ir de encontro aos objetivos que a pessoa escolheu para alcançar, levando a uma sensação de sucesso e plenitude.
Benefícios do flow
O flow é uma experiência ótima que além de tornar a atividade mais prazerosa, gera um impacto na autoestima e autoconfiança, pois cada vez que realizamos algo com sucesso queremos repetir a experiência.
De modo geral existem duas maneiras de melhorar a qualidade de vida. A primeira é mudar as condições externas, como salário, condição de trabalho, emprego, política, economia e leis a fim de que elas possam ir de encontro ao que desejamos. A segunda é mudar a forma como lidamos com essas experiências, a fim de adaptá-las aos nossos desejos.
A qualidade de vida não depende apenas daquilo que temos ou ao nosso desempenho, mas sim de como nos sentimos em relação a nós mesmos e ao que acontece conosco. Status e poder nem sempre são acompanhados de felicidade. Celebridades nem sempre são tão felizes como aparecem nas mídias.
É importante fazermos uma distinção entre o prazer imediato e a sensação de satisfação e bem estar. A primeira satisfaz uma necessidade, enquanto na segunda ocorre um crescimento, uma mudança interna, uma sensação de realização que permanece por mais tempo. Isso ocorre porque o prazer superficial é uma experiência que ocorre sem esforço, enquanto a satisfação e o bem estar só acontecem quando investimos nossa atenção e energia para aquela atividade, fazendo com que algo realmente mude dentro de nós e em nossas vidas de modo permanente.
O flow gera crescimento e maestria, pelo simples fato da recompensa gerada pela atividade, e pelo desejo e desafio de repetir a atividade em um nível de desafio mais elevado.
Características básicas do estado de flow
Segundo Mihaly, existem requisitos para acontecer a sensação de bem estar e contentamento gerado durante o flow.
- A atividade deve ser desafiante na proporção das habilidades da pessoa.
- Estar com a atenção e concentração totalmente focadas na atividade, a fim de poder lidar com os desafios. Dessa forma podemos evitar que as interrupções e distrações nos desviem da meta.
- Ter objetivos claros e feedback positivo, pois são os elementos que vão motivar a pessoa a continuar praticando e sentindo-se bem com o que faz.
- Estar totalmente envolvido na atividade, a ponto de não estar preocupado com os problemas da vida.
- Perder a autoconsciência. É o momento em que pessoa e atividade se tornam uma coisa única, ao ponto de a pessoa perder noção de tempo, não sentir fadiga, sono nem fome, e alcançar um estado de autotranscedência.
O resultado da tarefa não é o foco principal, mas sim a ação. Essa característica do flow faz com que as pessoas tenham um envolvimento maior com aquilo que fazem, substituindo o tédio pela diversão, trocando a sensação de insegurança por uma sensação de controle e autoconfiança.
Concluímos que tudo começa com a mudança de mentalidade, a fim de que seja possível conciliar as atividades que realizamos, com os nossos objetivos de vida. Mudar o foco envolve mudar nossa forma de pensar, de modo a perceber os benefícios das atividades exercidas, e ao mesmo tempo nos esforçar em mudar o significado das atividades que não gostamos de fazer. Isso pode ser obtido por uma simples atitude, por uma ressignificação, e pelo uso de técnicas terapêuticas que ajudem a pessoa a mudar crenças e estilos de pensamento.
Mas agora, você deve estar se perguntando: Como que eu, tão distraído, posso chegar ao estado de flow ou experiência ótima?