DICAS PARA UM NOVO NEGÓCIO EM UM CONTEXTO DE PANDEMIA

A gama de processos de Coaching é ilimitada, venha conhecer a De Veer!

DICAS PARA UM NOVO NEGÓCIO EM UM CONTEXTO DE PANDEMIA

sucesso em vendas

Nunca vivemos situação tão complexa no Brasil. Pessoas estão sendo infectadas e muitas estão morrendo fruto de um vírus, que é um dos seres mais básicos de toda cadeia dos seres vivos. Concluímos que um simples “bichinho” pode causar um enorme estrago, o que mostra que nunca estamos nem estaremos prontos para enfrentar todos os tipos de adversidades.

Falando em pandemia, vemos pessoas com profundo senso de missão, se entregando de corpo e alma em um nobre projeto de salvar vidas. Só podemos ser gratos a essas pessoas.
Mas temos um efeito colateral. A pandemia nos mostrou que muitos pequenos e grandes empresários, nunca se preocuparam com a possibilidade de termos períodos de “vacas magras”, o que ocasionou milhares de falências em todo o Brasil.

Mas o que podemos aprender com esse cenário, e como se prevenir para que não venhamos a repetir esses erros? E como criar um novo negócio a partir de uma crise?

1. Pequenos problemas, como um simples vírus, podem causar catástrofes:

Muitas pessoas e empresas vivem da ilusão de que “isso nunca vai acontecer comigo”. Aprendemos que uma minúscula variável colocou o mundo inteiro de joelhos. Portanto, previna-se e mantenha uma reserva de 6 a 8 vezes o seu custo mensal. Quem fez isso, se deu bem na pandemia, e quem não fez, infelizmente quebrou.

2. Se você não tiver um senso de missão, não inicie um novo negócio:

Pessoas que só “entram em um negócio para ganhar dinheiro”, estão fadadas ao fracasso. O mercado se tornou exigente, e os clientes querem ver valor agregado ao produto/serviço. Produtos e serviços precisam ter uma comunicação assertiva, onde fique evidenciado o compromisso com a marca, consumidor, colaboradores, meio ambiente e estado. Somos responsáveis não só pelo nosso negócio, mas também pelo entorno do nosso negócio.

3. Evite as adversidades, aprenda com o exemplos passados:

Fatos inesperados podem surgir, e para quem já olhou para o passado, viu que situações parecidas existiram e são cíclicas. Isso quer dizer que vamos superar essa crise, mas outra surgirá. A pergunta é: O que você vai fazer com essa informação? A única forma de se prevenir é fazer um planejamento. Planejar é prever, portanto preciso antecipar o possível cenário, através de pesquisas, participação em eventos ligados à minha atividade comercial, tendo contato com sindicatos, ordens de classe e concorrentes; tudo isso para “antecipar o futuro”.

4. Para evitar uma “morte prematura”, faça um plano de negócios:

Hoje é impensável alguém ficar fora do mundo digital. Precisamos ser “acháveis” nas mídias sociais. No entanto existe um passo que antecede essa estratégia, ou seja, como devemos iniciar de forma saudável um negócio?

4.1. Conheça tudo sobre o seu negócio:

O espaço para os amadores está diminuindo, portanto, antes de iniciar um novo negócio faça um bom plano de negócios. Pesquise tudo o que for possível sobre o seu sonho. Veja o que os outros no mesmo segmento estão fazendo. Faça uma pesquisa de viabilidade de mercado – para quem quero vender; vai ser físico ou só digital; qual a capacidade de absorção desse serviço ou produto no mercado; onde me instalar; quanto de capital vou precisar; quando vou atingir meu ponto de equilíbrio (custos/vendas); quantos funcionários qualificados eu vou precisar, etc.

4.2. Antecipe o fluxo financeiro:

Você terá um custo para viabilizar o negócio, mas tem que pensar que passarão meses até que você venha a ter lucros. É possível mensurar isso através de um bom fluxo de caixa. Digamos que seu custo mensal inicial seja de 20 mil reais; o que inclui salários, aluguel, energia, água, seguro, funcionários, tributos, fretes, etc. Além desses itens tem o pró-labore, que é a retirada mensal dos sócios. Surge a pergunta: Quanto tempo vai demorar para você faturar mais do que 20 mil por mês? Em muitos casos leva meses, e por ter sido desconsiderada essa variável, muitos não tem como sobreviver.

4.3. Faça um plano de marketing:

Após você definir seu público alvo, você precisa entender seus gostos, desejos e necessidades. Como já falamos, precisa haver uma meta comunicação, ou seja, suas mídias, embalagens, decoração e atendimento e entrega precisam estar em sincronia, pois tudo é comunicação.

4.4 Procure ajuda:

A melhor ajuda vem do exemplo. Converse com pessoas que se deram bem na vida, e veja “o que” e “como” fizeram para dar certo. Vale a pena “perder muito tempo” nessa fase de pesquisa. Além disso recomendo o programa “Empretec” do Sebrae. Trata-se de uma formação rápida e prática para entender mercado, finanças e marketing. Nesse cenário você pode dividir suas dúvidas com colegas e professores. Vale a pena!

4.5. Não misture os bolsos:

Para seu negócio dar certo, você precisa separar as despesas pessoais e as da empresa. Tem pessoas que misturam as duas, e o resultado não pode ser outro se não a “morte”! O seu negócio, a partir do momento em que estiver dando lucro, vai lhe remunerar através de um pró-labore pré-fixado. É através dele, e somente através dessa soma pré-fixada, que você vai pagar suas contas pessoais. Toda renda extra será re-envistida. Toda retirada financeira adicional, só pode acontecer com a distribuição de lucros do exercício fiscal. Jamais ceda a essa tentação.

Bom, espero ter-lhe ajudado, mas caso sua situação exija uma orientação específica, não hesite em me procurar.

Entre em contato

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *