COVID-19 e Seus Impactos

A gama de processos de Coaching é ilimitada, venha conhecer a De Veer!

COVID-19 e Seus Impactos

Informativo de imagem sobre a covid-19 e os seus impactos

Covid-19 e seus impactos: Estamos vivendo um dos momentos mais instáveis da nossa história, chegando algumas lideranças a afirmarem que nem as guerras mundiais seriam um comparativo. O que mais gera perplexidade é a nossa incapacidade de lidar com o desconhecido. Estamos vendo o mundo inteiro se dobrando diante de um vírus (COVID-19) que não é tão letal, mas de extrema profusão.
O desconhecido sempre foi motivo de ansiedade e tensão, mas então o que fazer diante dessa realidade? Milhares de pessoas estão parcialmente isoladas, tentando cumprir os ritos da quarentena da COVID-19, mesmo assim, sem garantias de imunidade.
O cenário claramente nos apresenta duas frentes em relação ao Covid-19 e seus impactos. A primeira é a saúde e a segunda é econômica; e ambas têm alto poder de impacto. Nesse primeiro momento, a saúde é a prioridade, e vemos autoridades e instituições fazendo verdadeiros milagres em favor de uma população, que nem sempre se porta com a devida responsabilidade.
Já aprendemos que toda epidemia ou pandemia, tem seu ciclo vital, e se tomarmos como referência a China, podemos pensar em torno de seis meses. Portanto, ainda estamos na fase ascendente, cheio de dúvidas e incertezas.
Estamos sendo orientados pelas autoridades sanitárias no sentido da prevenção, o que implica em isolamento, mas nesse contexto surge um outro problema. Como cuidar da saúde mental? Há um consenso de que para combater o isolamento e a solidão, novos projetos devem ser resgatados ou criados. Não se deixe levar pelo desânimo ou ócio, pense em alternativas em se desenvolver profissionalmente. Inúmeras opões gratuitas estão a nossa disposição. Recomendo a busca de um orientador, que possa te ajudar nesse momento. A ICF (Federação Internacional de Coaching) dispõe de profissionais altamente capacitados e treinados, que podem ser o apoio que você precisa. Acesse o site.
Até esse momento falamos de saúde, mas seguramente a segunda onda, a qual é econômica está no horizonte. Vejamos o cenário: Somente 6% da população tem poupança; a renda média nacional é de R$ 2.350,00; mais de 50% da população está endividada; 80% da economia está na mão de pequenas e médias empresas que tem um fluxo de caixa que não supera 30 dias. Se o governo não intervir na economia, se endividando a favor dos necessitados; veremos um caos, uma “quebradeira” jamais vista no cenário nacional.
Como Coach Financeiro recomendo:

  1. A ansiedade está em alta. Evite todas as compras por impulso.
  2. O futuro é incerto, portanto, não é o momento de assumir novas dívidas.
  3. Esse é o melhor momento para renegociar suas dívidas. Insista no valor original. Creio que você terá sucesso, inclusive em parcelamento.
  4. Aproveite o momento para se qualificar. O momento não é de férias, e com certeza os que vislumbram oportunidades estão saindo na frente.
  5. Ficou com dúvidas? Procure um profissional capacitado, formado pela ICF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *