Como escolher um bom Coach
O sucesso de um processo de Coaching está totalmente atrelado a algumas premissas:
1º Formação do Profissional:
As pessoas estão ficando cada vez mais exigentes e côncias do potencial do Coaching, fruto do acesso à informação e troca de experiências nas redes sociais. Dessa forma, e felizmente, muitos aventureiros que por “terem lido” um livro sobre o tema, e se arvoram no direito de se nominar Coach, estão sendo excluídos do mercado. É verdade que esses só têm um meio de permanecer parcialmente ativos, isto é, fazendo promessas fantasiosas, descompromissadas e ilusórias, que na prática nunca se comprovam.
Estamos falando da formação como Coach, e felizmente no Brasil existem ótimas instituições, que formam seus alunos segundo um código de ética rigoroso e aplicam na formação técnicas reconhecidas internacionalmente. Da mesma forma é importante verificar se a instituição formadora, tem uma chancela de reconhecimento internacional, e cito como exemplo a ICF (Federação Internacional de Coaching) considerada referência irrefutável em todos os meios onde o Coaching é aplicado.
Além da formação, é importante que o profissional tenha tido uma mentoria, para que pudesse aprimorar suas técnicas e processos, e pelo menos mais de 100 (cem) horas de atendimento comprovado. Como cada Cliente é uma nova experiência, poderão surgir situações completamente inusitadas. Para tanto, todo Coach competente, deve ter uma rede de apoio, na qual possa repartir suas experiências, e sanar suas dúvidas com outros profissionais do ramo.
2º Histórico Profissional do Coach:
Além de Coach, qual é a história profissional desse Coach. Qual é a sua graduação? Tem formações complementares? Tem alguma pós-graduação, MBA, Mestrado ou Doutorado?
Onde esse profissional trabalhou? Quais foram seus cargos? Teve alguma experiência como gestor? Qual sua experiência em liderança? Teve algum negócio próprio? Sua história como empreendedor, gestor e funcionário, é uma história de sucesso?
Fazer uma análise do curriculum do Coach é de suma importância no processo de contratação. São informações relevantes, pois atestam a capacidade do profissional, confirmam suas habilidades e acima de tudo, tornam o processo prático, pois muitas das inquietações do Cliente já foram vivenciadas pelo Coach.
A maioria das contratações de serviços de Coaching acontecem por indicação, mas mesmo assim convém pedir a indicação de alguns Clientes, para que os mesmos atestem a capacidade do profissional.