Como contratar um bom Coach

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Como contratar um bom Coach

A contratação de um profissional demanda uma série de questões complementares, que usualmente chamamos de Logística de Coaching.

1º Escolha do Profissional:

Esse tema foi amplamente explorado no item: “Como escolher um bom Coach”. Alguns detalhes são importantes na contratação, como a formação do profissional em instituição com chancela internacional; se o Coach teve mentoria e se usa uma rede de suporte; as horas de prática; seu histórico de formação profissional, se ele exerceu cargos de liderança relevantes; se teve experiência com empreendedor e acima de tudo se seu histórico é de sucesso.

2º Elaboração do Contrato:

Alguns Contratantes têm seu próprio modelo de contrato, mas de qualquer maneira todo Coach deve ter o seu.
Além das formalidades previstas no Código Civil, devem ficar explicitadas as responsabilidades tanto do Contratante como do Coach, como fornecedor do serviço.
Resumidamente, o contrato deve ter:

⦁ Obrigações do Coach:

– O sigilo deve ser garantido por cláusula contratual, com previsão de penas caso seja desrespeitado.
– Como se dará o feedback do processo. Caso o processo seja patrocinado, que informação será compartilhada sem infringir a cláusula do sigilo.
– Permissão para o Coach ter acesso a grupos de apoio, mas mantendo o anonimato do Cliente.

⦁ Obrigações do Cliente:

– Valor a ser pago pelo serviço, e de que forma será pago.
– Tempo mínimo para cancelamento de seção. Abaixo desse limite, a seção será cobrada, independentemente da prestação do serviço.
– Reembolso de despesas, caso o Coach tenha que se deslocar em virtude de necessidades do Cliente.
– Reembolso de testes de aptidão ou perfil psicológico, caso sejam utilizados no processo.
– Comprometimento do Cliente. Quais são as sanções, caso o Cliente falte seções sem uma explicação prévia e não faça os exercícios repassados.

⦁ Disposições Gerais:

– Duração e frequência das seções
– Escopo do processo de Coaching
– Tempo estimado do trabalho de Coaching
– Resultado almejado
– Rescisão de contrato e possíveis penalidades

3º Preço justo para a prestação do serviço:

Existem diversas formas para cobrar um serviço de Coaching.
⦁ Por seção
⦁ Por processo
⦁ Por resultado
⦁ Por demanda (Pacote que contempla um número de atendimentos)
⦁ Permuta (Serviço de coaching em troca de outro benefício)
⦁ A combinar

Para a definição de valores, deverão ser levados em consideração diversos fatores. A primeira pergunta, é: “quem está sendo contratado para prestar serviço de Coaching? É uma pessoa física ou jurídica? Uma pessoa jurídica oferece toda a estrutura e know-how de uma equipe. Essa demanda tem um preço diferenciado, pois na maioria dos casos oferece mais de um tipo de serviço. Quando a contratação é de uma pessoa física, normalmente fruto de uma demanda pontual, os preços costumam ser mais acessíveis.
Não existe uma tabela por serviços de coaching, razão pela qual outros critérios são considerados:

⦁ Média dos valores cobrados na região
⦁ Instituição em que o profissional foi qualificado
⦁ Formações complementares em Coaching
⦁ Tempo de atuação como Coach
⦁ Histórico profissional, antes de ser Coach
⦁ Relatos de Clientes
⦁ Recomendações
⦁ Informações obtidas nas mídias sociais
⦁ Disponibilidade do profissional
⦁ Comprometimento com o resultado

Se pelo menos 4 a 5 desses critérios forem considerados na escolha do profissional; as chances de sucesso são expressivas.

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