O Coaching Financeiro visa levar o Cliente ao autoconhecimento, e através do mesmo chegar à consciência e responsabilidade quanto a comportamentos e práticas sustentáveis. O processo parte de um diagnóstico, e do entendimento da história que o construiu. Num momento seguinte, após um realinhamento da vida com os propósitos, tenta-se viabilizar uma vida financeira capaz de garantir qualidade de vida e sustentabilidade. Um novo futuro é traçado pelo Cliente, com base em um plano de ação bem definido, viável e relevante. Cabe ao Coach, acompanhar o Cliente em todo esse processo, ajudando-o na descoberta e responsabilização pelos comportamentos e ações.
Para quem é indicado o Coaching Financeiro?
- Pessoas que estão com dívidas e não conseguem organizar suas contas.
- Pessoas empreendedoras, com grande sonhos e objetivos, mas encontram dificuldades em se planejar financeiramente.
- Jovens em seu primeiro contato com a vida financeira, e não sabem como se organizar.
- Pessoas sem problemas financeiros, porém não conhecem o mundo dos investimentos.
- Pessoas que queiram se planejar para a aposentadoria.
- Pessoas que queiram construir riqueza.
Por que o Coaching faz toda a diferença?
A ICF – International Coach Federation define o Coaching como uma parceria entre o Coach e o Cliente. Um um processo estimulante e criativo que inspira o Cliente a maximizar o potencial pessoal e profissional, na busca dos seus objetivos e metas, através do desenvolvimento de novos e mais efetivos comportamentos. Essa definição leva a um pressuposto básico no Coaching, o Cliente é o perito da sua vida, é criativo e tem ou pode obter os recursos necessários para superar obstáculos e alcançar os objetivos desejados.
Ele precisa apenas libertar o seu potencial pessoal e profissional, e para tanto poderá contar com um profissional capaz de conduzir esse processo, e este, deve ter as seguintes competências e responsabilidades:
- Descobrir, esclarecer e alinhar com o Cliente as metas que deseja alcançar.
- Incentivar a autodescoberta do Cliente
- Promover estratégias e soluções geradas pelo Cliente
- Fazer com que o Cliente se comprometa e responsabilize pelos resultados.
É de suma importância que a escolha por um profissional recaia para alguém que tenha sido formado por Instituição creditada pelo ICF, pois desta forma você poderá ter a certeza que as melhores e comprovadas práticas irão ser observadas. Além disso, certifique-se de que o profissional tenha muitas horas de prática comprovada.