POR QUE O COACHING FAZ TODA A DIFERENÇA?
“Você ganha forças, coragem e confiança a cada experiência em que você enfrenta o medo. Você tem que fazer exatamente aquilo que acha que não consegue”. Eleanor Roosevelt
Realidade:
- Nos deparamos com situações desafiadoras, que podem nos impulsionar ou paralisar.
- Nos deparamos com situações adversas, que podem nos levar para a busca de uma solução ou gerar medo, insegurança e ansiedade.
Conclusão:
- Agimos conforme nossos referenciais internos, ou seja, valores, crenças, expectativas e outros sentimentos; portanto, comportamento é acima de tudo o resultado do que ocorre no nosso mundo interior.
- Para conquistar seus objetivos, é necessário enfrentar os obstáculos de forma positiva; construindo um comportamento que resegnifique e transforme os fatores negativos em oportunidades. Enfrentar os desafios de forma paciente e organizada, gerará um modo de pensar estratégico, dando lugar a flexibilidade, criatividade e inovação.
- Cada indivíduo possui seu próprio tempo de reação e comportamento em face as mudanças.
Desafios do Coaching:
- Construir com o Cliente uma relação de confiança, sigilo e respeito; para viabilizar a investigação e interpretação dos fatos e acontecimentos.
- Atuar como facilitador, proporcionando o autoconhecimento, reflexão, identificação de crenças, valores e necessidades.
- Atuar como facilitador na identificação, organização, execução e responsabilização das metas.
- Atuar como facilitador no desenvolvimento de competências desejadas ou necessárias para o melhor desempenho pessoal e profissional.
Resultado:
- Mudança significa sair de um estado atual para um estado desejado, que é um processo de conscientização e responsabilização. Acontece em 4 etapas:
- Inconsciente e Incompetente: Não temos consciência do que queremos modificar e muito menos da forma como fazê-lo.
- Consciente e Incompetente: Já existe a consciência do que está atrapalhando nossa qualidade de vida, no entanto não existe a competência para realizar a mudança.
- Consciente e Competente: É o momento do “como”, ou em outras palavras, da implantação e responsabilização do plano de ação.
- Inconsciente e Competente: Depois de um período de dúvidas, erros, acertos e ansiedade; o novo comportamento passa a ser praticado de forma natural e inconsciente.
- A mudança de hábito ou comportamento, na maioria das situações ocorre em duas circunstâncias, ou seja, pela inspiração ou desespero.
- Inspiração: É o desejo saudável que proporciona ao indivíduo o desejo de alcançar seus objetivos antes mesmo de se sentir prejudicado pela sua falta
- Desespero: Esse sentimento é fruto de meses ou anos de negligência acumulada, o que gera a necessidade de encontrar respostas imediatas para os desafios que ficaram acumulados.