Coaching é terapia?

A gama de processos de Coaching é ilimitada, venha conhecer a De Veer!

Coaching é terapia?

 

O Coaching não é terapia e nem pretende ser, apesar de muitos Psicólogos se valerem do processo de Coaching na sua conduta profissional. A terapia está muito associada a experiências passadas que de alguma forma causam bloqueios ou disfunções comportamentais no presente.

O Coaching parte do presente, em rumo ao futuro sonhado do Cliente. Se faz necessário um alinhamento entre os valores, missão, visão, crenças e condições sócio econômicas, com as metas do Cliente. Também é comum fatos, como “crenças limitantes” e “mitos” terem que ser “desconstruídos” para que o Cliente possa vivenciar plenamente seu potencial criativo. É frequente se ouvir nos atendimentos, frases como “não consigo”, “comigo não tem mais jeito”, “sempre foi assim, por que vai mudar agora”, “sou muito velho”, “perdi a oportunidade” e outros. Todas limitações precisam ser confrontadas, seja através de um “debate racional”, ou através de outras técnicas usadas na PNL (Programação Neuro Linguística), na Hipnose Ericksoniana, e outras tantas empregadas por muitos profissionais.
Cabe ao Coach experiente identificar na demanda do Cliente, se o caso é de Coaching ou de Terapia. O mesmo deve fazer o encaminhamento caso conclua que se trata de Terapia, isso para o bem e sucesso do Cliente, que em última instância é o que importa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *