Aprendendo com os conselhos dos nossos pais
Aprendendo com os conselhos dos nossos pais
Lemos no Livro de Provérbios, capítulo 1, versos 8 e 9: “Preste muita atenção ao que seu pai diz, e nunca se esqueça do que aprendeu desde o colo da sua mãe. Use seus conselhos com orgulho, dignidade e honra”.
Infelizmente para muitos, o passar dos anos não é visto como maturidade, mas meramente como estorvo. Vivemos numa época em que temos que estar o tempo todo conectados, e não temos tempo para ouvir e aprender com os que nos antecederam. A vida é o “aqui e agora” e o que passar disso é desperdício. Esquecemos que um dia também estaremos do “outro lado da mesa”. Com muito a contribuir em função da sabedoria adquirida no processo de fazer escolhas e ao mesmo tempo prevenir dos “atalhos” que nos podem levar a situações indesejadas.
Voltemos ao provérbio de Salomão. Não se trata meramente de respeitar e ouvir aos que já passaram pela fase que estamos vivendo, mas sim de prestar atenção aos conselhos dos nossos pais. Ninguém nos conhece como eles, pois passaram momentos difíceis, mas também alegres e significativos conosco. Acompanharam nosso desenvolvimento, desde os primeiros passos, a escola, nossos amigos, a escolha da profissão, nosso casamento, filhos e tantas outras realizações. Será que eles não têm mais nada para contribuir conosco?
O conselho do sábio é buscar e usar os conselhos dos nossos pais, justamente para impulsionar nossa vida, carreira, objetivos e sonhos. Talvez eles não tenham o nosso nível de instrução. Mas com certeza já são pós-graduados em lidar com os mais diversos cenários da vida, desde as grandes frustrações até as grandes realizações.
Que tal estar conectado com o que realmente importa? Ouvindo e aprendendo com aqueles que só querem o nosso bem, nossos pais.
Pense nisso!