Coaching de Ressignificação de Vida
Em algum momento da vida todos nos confrontamos com o desafio inscrito no templo de Delfos na antiga Grécia:
“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás todo o universo e os deuses, porque se o que procuras não achares primeiro dentro de ti mesmo, não acharás em lugar algum”.
O desafio da autodescoberta é constante e pode ser desafiante, principalmente em um contexto de reavaliação da própria existência. Chamamos esse processo de uma ressignificação de vida, ou simplesmente de coaching de vida, uma avaliação para novos desafios de desenvolvimento em aspectos primordiais da nossa vida. Esse processo permite ao Cliente avaliar seu grau de satisfação e realização em um contexto de relacionamento familiar, social, profissional, espiritual, financeiro e outros de sua relevância. Afirmar que estamos bem profissionalmente, mas não tão bem em um outro contexto, como o familiar, por exemplo, gera um desequilíbrio e consequente estresse. Esse desequilíbrio gera desgaste e rouba a alegria e realização pela vida.
Portanto, faz-se necessário um reequilíbrio, o que exige mudanças e um novo foco, através do alinhamento dos valores com os propósitos de vida. Em consequência novos hábitos e comportamentos poderão ser incorporados, para que desta forma a felicidade e realização sejam parte integrante da vida.
Sabemos que essa jornada não é fácil, razão pela qual o acompanhamento de um profissional de coaching é altamente recomendado. Primeiro pela formação, e em seguida, pela vivência e experiência com situações análogas.
Para quem é indicado o Coaching de Ressignificação de Vida?
- Pessoas que estão à procura de sua vocação ou missão de vida.
- Pessoas que estão à procura de uma revitalização profissional ou nova carreira.
- Pessoas que acreditam ter feito más escolhas profissionais ou de vida.
- Pessoas em busca de autoconhecimento.
- Pessoas em busca de um aumento da autoestima e autoconfiança.
- Pessoas em busca do desenvolvimento de suas capacidades e talentos.
- Pessoas em busca de uma melhor qualidade de vida.
- Pessoas que precisam de coragem para ultrapassar seus atuais limites.
- Pessoas que procuram controle sobre suas próprias vidas.
Por que o Coaching faz toda a diferença?
A ICF – International Coach Federation define o Coaching como uma parceria entre o Coach e o Cliente, em um processo estimulante e criativo que inspira o Cliente a maximizar o potencial pessoal e profissional, na busca dos seus objetivos e metas, através do desenvolvimento de novos e mais efetivos comportamentos. O Cliente é o perito da sua vida, é criativo e tem ou pode obter os recursos necessários para superar obstáculos e alcançar os objetivos desejados. Ele precisa apenas libertar o seu potencial pessoal e profissional, e para tanto poderá contar com um profissional (Coach) capaz de conduzir o processo. No processo de coaching, o Coach tem as seguintes responsabilidades:
1. Incentivar o autoconhecimento do Cliente.
2. Descobrir, esclarecer e alinhar com o Cliente os objetivos que deseja alcançar; e em consequência, promover estratégias e soluções.
3. Fazer com que o Cliente se comprometa e responsabilize pelos resultados.
É de suma importância que a escolha por um profissional recaia para alguém que tenha sido formado por Instituição creditada pelo ICF, assim você terá certeza que as melhores e comprovadas práticas irão ser observadas. Além disso, certifique-se de que o profissional tenha experiência comprovada.