As habilidades mais buscadas pelo mercado. Será que você as tem?

A gama de processos de Coaching é ilimitada, venha conhecer a De Veer!

As habilidades mais buscadas pelo mercado. Será que você as tem?

Uma pesquisa da Affero Lab, feita no primeiro semestre de 2017 com mais de 300 profissionais, elencou as habilidades mais requisitadas pelo mercado de trabalho e as mais difíceis de encontrar.
Para realizar o estudo, foram entrevistados 312 profissionais de diferentes empresas, todos das áreas de recursos humanos, gestão e vendas. Eles elencaram as habilidades mais relevantes no cenário brasileiro e também as mais difíceis de serem encontradas. Veja abaixo quais são elas:
As habilidades mais requisitadas:

1. Facilidade para se relacionar: Relacionamento interpessoal vem a ser a habilidade de estabelecer um contato amistoso com as pessoas, sendo capaz de interagir e conviver, individualmente ou em grupo, lidando com conflitos e mantendo a sua rede de contatos para que produza benefícios a todos os envolvidos.
2. Facilidade de aprender: Vem a ser a habilidade de saber lidar com os novos desafios, desenvolvendo novas competências de maneira ágil e proativa, adaptando-se a novos cenários e situações que mudam continuamente.
3. Habilidade de comunicação oral e escrita: Comunicação tanto oral como escrita, vem a ser a habilidade que favorece a transmissão de ideias como conceitos de forma assertiva, ou seja, de forma clara e objetiva, ouvindo outros pontos de vista, ajustando seu estilo às necessidades de seus interlocutores e conciliando as informações em prol de um objetivo comum.
4. Pensamento crítico: É a habilidade que está associada a tomada de decisões, principalmente as difíceis e que exigem agilidade. Envolve fazer julgamentos racionais a partir das informações disponíveis, reconhecendo padrões e tendências, visualizando alternativas, para que sejam tomadas decisões lógicas em prol dos resultados almejados.
5. Criatividade: Está associada a geração de ideias originais, expandindo os seus próprios limites de forma a propor soluções novas aos problemas comuns. Usa abordagens não convencionais que dão uma perspectiva arejada na busca de soluções.
6. Resolução de problemas complexos: Essa habilidade está associada a capacidade de antever problemas, lidar com cenários futuros, e de ter a disposição de tomar as medidas necessárias para se prevenir dos mesmos. Caso a prevenção não seja possível, precisa existir um desejo de buscar uma pronta solução, independentemente da complexidade apresentada.
7. Habilidade para trabalhar com diferentes culturas: As fronteiras mudaram e as grandes corporações em função de fusões e incorporações se tornam globais. Esse é um contexto de diversidade, onde línguas e culturas precisam se complementar. Pessoas com vivências transculturais e o consequente domínio de outros idiomas são um diferencial no mercado de trabalho.
8. Atitude empreendedora: É a habilidade de fazer acontecer, impulsionando a melhoria nos processos, e transformando de forma arrojada ideias e projetos em realizações concretas.
9. Raciocínio lógico: Trata-se de uma habilidade que faz frente as constantes inovações tecnológicas. Nesse contexto entra a gestão de redes sociais, tecnologia da informação, big data entre outros. Essa habilidade contempla um raciocínio lógico apurado, ou seja, a capacidade de estruturar um pensamento de acordo com normas lógicas e exatas.
10. Habilidade matemática e numérica: Apesar de ser uma habilidade diretamente relacionada com o raciocínio lógico, muitas empresas, principalmente as focadas em tecnologia, valorizam pessoas que demonstram uma habilidade diferenciada com números.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *