ROI – RETORNO SOBRE INVESTIMENTO EM COACHING
Trata-se de um tema recorrente e de suma importância. Afinal, como avaliar os resultados de um processo de coaching? Tomo a liberdade de fazer uma adaptação em português da interpretação dada ao tema pela ICF – Federação Internacional de Coaching. São recomendados dez passos, os quais estão sumarizados abaixo.
Passo 1: Desenvolva ou revise os objetivos do Coaching
Os objetivos do coaching devem ser desenvolvidos conforme as necessidades. Quatro pontos devem ser considerados:
- O levantamento das necessidades começa por uma análise dos benefícios que o processo de coaching poderia trazer, caso fosse implantado.
- Após o levantamento das necessidades, deve se estudar o impacto que poderia ser causado pela mudança da performance individual.
- A performance cresce com a implementação de novos conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades.
- Finalmente há a necessidade de se ater ao foco em como as partes envolvidas percebem o processo de coaching, tanto em termos de valor como de necessidades.
O coaching é desenvolvido para atingir resultados em qualquer nível, e pode ser mensurado pelos resultados dos objetivos previamente traçados.
Passo 2: Faça um planejamento para a mensuração dos resultados
O planejamento começa no momento em que as partes envolvidas decidem iniciar um estudo sobre o impacto do coaching no resultado do negócio.
Passo 3: Colete dados durante o processo de implantação
Dois dados devem ser mensurados no processo de implantação do coaching. O primeiro é a reação ao impacto do processo; e o segundo, o aprendizado adquirido pelo processo.
Passo 4: Colete dados após o processo de implantação
Dois dados devem ser mensurados após a implantação do processo de coaching. O primeiro é o tempo necessário para a assimilação do processo, e o segundo o impacto causado nos resultados.
Passo 5: Mapeie e isole os resultados provenientes do Coaching
Sabemos que o coaching pode causar considerável influência nos resultados, mas é fato que não é o único. Para se ter mais acurácia quanto aos efeitos do coaching, faz-se necessário identificar todos os fatores que compõem o resultado, e isolar o coaching das outras evidências.
Passo 6: Transforme dados em valor monetário
Faz-se necessário criar uma metodologia para quantificar monetariamente o impacto dos benefícios percebidos através do processo de coaching.
Passo 7: Identifique os benefícios intangíveis
Benefícios intangíveis são todos aqueles que resolvermos não converter em valores monetários. São recursos que só poderiam ser quantificados através da adoção de outros instrumentos de mensuração. Podemos incluir nessa categoria a satisfação, comprometimento, etc.
Passo 8: Faça um levantamento dos custos
Para calcularmos o ROI, precisamos saber o custo total da implementação do programa de coaching.
Passo 9: Calculando o ROI
Obtém-se o retorno do investimento com o coaching, dividindo os valores dos benefícios pelo custo total do processo.
Passo 10: Gerando um relatório
Um relatório consistente é o passo final da metodologia ROI. Inicialmente verifique a quem o relatório se destina e identifique as informações essências requeridas. Deve-se destacar todos os responsáveis pelo processo, bem como fazer menção da equipe de apoio. Na sequência devem ser informados os resultados obtidos, tanto qualitativos como monetários.
Todo Coach, cedo ou tarde será arguido sobre métricas e resultados mensuráveis em um processo de coaching. O desafio é trazer resultados que possam influenciar os gestores a investirem no capital essencial de toda instituição, que é o capital humano.