HÁBITO
Todos querem uma formula “mágica” para mudar seus hábitos, mas na verdade essa opção não existe, pois os padrões e anseios são distintos para cada indivíduo. Além disso, alguns hábitos são de fácil percepção e influência, enquanto outros são complexos e persistentes, onde a mudança é um processo lento e demorado, mas possível.
Ex: Parar de fumar é diferente de deixar de comer compulsivamente, que é diferente do modo de se comunicar com seu cônjuge, que é diferente do modo de priorizar as tarefas no trabalho, ou da maneira como se decide os gastos financeiros.
Os pesquisadores do MIT – Massachusetts Institute of Technology, descobriram existir um “loop neurológico” no cerne de todos os hábitos, que consiste em três partes: uma deixa, uma rotina e uma recompensa. Quando percebo a deixa, escolho uma rotina para obter uma recompensa.
Para entender e modificar seus próprios hábitos, é preciso identificar os componentes dos seus loops.
O primeiro passo é identificar a rotina, que na maioria dos hábitos é o comportamento que você quer modificar. Algumas perguntas podem auxiliar essa tarefa, como: Qual é a deixa para essa rotina? É a fome? É o tédio? E qual é a recompensa? É o alimento? É a mudança de cenário? É a distração temporária? É a socialização?
As recompensas são poderosas porque satisfazem anseios, mas nem sempre estamos cientes dos mesmos. Para facilitar esse reconhecimento devemos testar hipóteses diferentes para determinar qual anseio está impulsionando a rotina. Uma prática reconhecida e sugerida é anotar três coisas que veem à sua mente após uma atividade. Podem ser emoções, pensamentos, reflexões ou apenas o que lhe vier à cabeça, mesmo que não faça muito sentido. Essa prática ajuda a ordenar os pensamentos e relembrar as sensações que o experimento lhe trouxe. Espere em torno de quinze minutos, e se o anseio persistir é um sinal que o mesmo não foi satisfeito, mas se o contrário ocorrer, você acabou de identificar a recompensa fruto do seu anseio.
Uma vez descoberta à rotina e a recompensa, precisamos identificar a deixa. Quase todas as deixas habituais se encaixam em uma entre as cinco categorias:
Descoberto o loop do hábito, pode ser identificada a recompensa que está motivando o comportamento e a deixa que deflagra a rotina. Esse é o processo que pode impulsionar a mudança de um comportamento (hábito ou rotina). Para escolher uma rotina melhor, deve-se estar atento para as deixas e escolher um comportamento que ofereça a recompensa pela qual se está ansiando. Esse processo exige um plano de ação. Esses planos são conhecidos como “intenções de implementação”, pois os resultados esperados nem sempre são imediatos.