PRATIQUE O AUTOCONHECIMENTO

A gama de processos de Coaching é ilimitada, venha conhecer a De Veer!

PRATIQUE O AUTOCONHECIMENTO

Na imagens contem varios libros empilhados um em cima do outro e acima de todos um oculos. A imagem esta em preto e branco. e o texto é sobre o auto conhecimento

Olá pessoal! Espero que estejam todos bem…

Escrevo esse artigo pensando nos milhares de brasileiros desempregados, e infelizmente muitos estão nessa condição pela falta de preparo. Não estou só falando de um curriculum mal elaborado, mas pelo fato das pessoas não se prepararem de forma adequada para uma entrevista. Compartilho aqui um pouco da minha experiência, pois já participei de muitos processos seletivos, e algo que sempre me impressiona, é que as pessoas sabem muito pouco sobre si mesmas. As pessoas precisam praticar o autoconhecimento!

Sei que em uma entrevista, normalmente o candidato/a está um pouco nervoso, e a primeira coisa que procuro fazer é estabelecer um contato com conversas informais visando tornar o ambiente menos tenso. Uma vez que julgo ter conseguido pelo menos em parte atingido esse nível, costumo fazer perguntas pessoais. As técnicas ficam por conta de quem está requisitando a contratação.  Quando pergunto e peço exemplos sobre valores, pontos fortes, habilidades diferenciadas, características pessoais, fatores de motivação e outros; parece que a maioria está diante de uma questão que nunca ou poucas vezes chegaram a pensar. Normalmente as respostas são desconexas ou no mínimo irrefletidas para não dizer outra coisa.

O grande desafio para o crescimento na vida começa com o autoconhecimento. Certamente você pretende passar em um processo seletivo, no qual certamente serão feitas algumas perguntas sobre você, mas além disso, se você pretende subir na carreira, você precisa conhecer muito bem seus diferenciais, suas capacidades, valores etc.

Mas então vale a pergunta, por onde posso começar? Existe muita literatura a respeito do assunto, outros se dão bem com meditação, processos de coaching são muito práticos e proveitosos; mas o mais importante é você decidir dar um pouco mais de tempo para si mesmo, e dessa forma ter mais consciência de si. Costumo recomendar o teste do eneagrama, o qual pode ser feito gratuitamente pela internet, é uma porta de entrada para o autoconhecimento, através do mapeamento de 9 padrões de comportamento.

Além do que já foi falado, vou deixar algumas perguntas para sua reflexão, vão ajuda-lo a se conhecer melhor:

Bom, espero que tenha gostado, na próxima semana tem mais.

  1. O que é importante para você? (mostra valores)
  2. Quais são seus objetivos para esse ano? (fala sobre metas imediatas)
  3. Quais são seus objetivos para os próximos 5 anos? (metas)
  4. O que eu gosto de fazer e faria mais se tivesse tempo? (ponto forte)
  5. O que não gosto de fazer, e só faço se for obrigado (ponto fraco)
  6. Do que eu tenho medo? (ponto de atenção)
  7. Qual é o meu hobbie?
  8. Tem algum hobbie que eu gostaria de desenvolver?
  9. O que os outros dizem que eu sou bom? (ponto forte)
  10. O que me faz bem?
  11. O que me desagrada?
  12. O que eu gosto e sinto orgulho em mim mesmo?
  13. Tem algum hábito ou atitude que eu gostaria de eliminar?
  14. Quais lugares eu costumo frequentar?
  15. Como reajo diante da pressão e estresse? Você se julga uma pessoa resiliente?
  16. O que os desafios representam para mim?
  17. Como eu descreveria meu melhor amigo/amiga? O que você julga que os aproximou?
  18. Tenho tendencias a procrastinar, ou vou logo resolvendo as pendências
  19. Minha vida financeira é organizada? Ou é um descontrole total?
  20. Tente imaginar um eu ideal. Pense por alguns minutos e depois o descreva. Na sequência tente fazer um plano com metas claras para chegar nesse personagem que você criou.
Entre em contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *