Equilíbrio e bom senso fazem toda a diferença!
“Amigo, guarde o equilíbrio e o bom senso: não os percas de vista nem por um minuto. Eles guardarão sua alma viva e feliz, manterão você saudável e alegre”. (Provérbios 3:21).
Um amigo, que após anos retornou ao Brasil, comentou: “o que mais me chocou ao retornar ao Brasil foi a agressividade entre as pessoas”. Podemos buscar inúmeras explicações, mas o que faz com que as pessoas não consigam conviver com as diferenças de opinião? Antes de tudo, faz-se necessário fazer uma distinção entre inimigo e discordante.
Inimigo é aquele que não quer o seu bem, que movido por inveja ou amargura, faz de tudo para que você tenha tropeços na vida. Isso normalmente é feito através da divulgação de inverdades ou ações sorrateiras para criar uma imagem depreciativa a teu respeito. No entanto o conceito de discordante é bem diferente. Eu posso ter minhas opiniões, que podem ser totalmente divergentes de outra pessoa, mas mesmo assim nos respeitamos. Aliás, na divergência o respeito deve ser acentuado, principalmente no ambiente de trabalho, e isso só se torna possível quando mantemos uma distância saudável dos colegas.
Muitos querem ser “amigos de todo mundo”, e sabemos que isso além de frustrar não se mostra viável. Manter uma distância saudável significa ouvir e falar respeitosamente, sabendo que todos são apenas detentores de parte da verdade. Isso é equilíbrio e bom senso, portanto ouse praticar o princípio da “distância saudável”,
Pense nisso!