Resenha sobre as Tendências Econômicas, Mercado e Comportamento de Consumo – final

A gama de processos de Coaching é ilimitada, venha conhecer a De Veer!

Resenha sobre as Tendências Econômicas, Mercado e Comportamento de Consumo – final

Estamos terminando 2018 e olhando com um misto de otimismo e cautela para o próximo ano. Fiz uma resenha de um material muito bem elaborado pelo SEBRAE, o qual contempla várias tendências, vistas por diferentes prismas. Publicaremos o material em 5 blocos, para que possa ser melhor assimilado e compreendido pelo leitor. Chegamos ao último bloco da nossa resenha, caso não tenha acompanhado desde o primeiro, comece por aqui.

 

5. CENÁRIO BRASILEIRO – OTIMISMO OU CAUTELA?

Fonte: Revista Veja – Editora Abril – edição 2610 – páginas 72 e 73.

Após a definição das eleições, temos algumas razões para termos um certo otimismo quanto ao futuro da economia. Vejamos:
1. Conforme publicação do Banco Central, a economia brasileira cresceu 1,74% no terceiro trimestre do ano, após dois trimestres em queda.
2. O mercado de trabalho segue em recuperação. No trimestre agosto a outubro, 1,4 milhão de brasileiros conseguiram emprego, sendo 300.000 vagas pela CLT.
3. A inadimplência das pessoas físicas caiu para 3,41% em setembro, o menor índice da série histórica iniciada em 2011.
4. As vendas de automóveis subiram 15% de janeiro a outubro e as de caminhões mais de 50%.
5. O dólar que chegou a 4,19 reais em meados de setembro, recuou para 3,76 em novembro, reduzindo a pressão sobre a inflação.
6. A cotação do petróleo do tipo Brent, caiu 25% desde o início de outubro, sendo cotado a 65 dólares o barril. Trata-se de um alívio para o setor dos transportes.
7. A inflação ao consumidor continua em níveis baixos, e isso permitirá a manutenção da taxa básica dos juros em 6,5% ao longo de 2019, o que é um fator de estímulo para a economia.
8. O indicador da FGV que mede a intenção de compra de bens duráveis, como carros e eletrônicos, atingiu em outubro o maior nível em 4 anos.
9. Executivos também estão mais confiantes. Um estudo da Consultoria Deloitte revelou que 97% das empresas planejam investir e 47% pretendem ampliar o quadro de pessoal em 2019
10. O índice Bovespa acumula alta de 17% desde meados de setembro, e as projeções indicam a continuidade desse movimento em 2019.

Além dos fatores otimistas acima, devemos prestar atenção em pelo menos 3 itens, que incitam cautela, Vejamos:

1. A Previdência vai consumir 768 bilhões de reais com o pagamento de aposentadorias, pensões e benefícios em 2019, mais da metade de todo o orçamento da União. O déficit estimado para 2019 é de 308 bilhões de reais.
2. Os Estados Unidos, China e a Zona do Euro devem crescer menos em 2019. Em parte, isso se deve a guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo, e isso vai afetar as exportações brasileiras, e reduzir o apetite dos investidores por risco.
3. Embora o mercado de trabalho esteja melhorando, ainda existem 12,5 milhões de brasileiros desempregados; e entre os que estão ocupados, 45% são informais ou trabalham por conta própria.

entre-em-contato-de-veer-coaching

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *