A virtude da Mansidão

A gama de processos de Coaching é ilimitada, venha conhecer a De Veer!

A virtude da Mansidão

café, livros e óculos

“Não ande por aí procurando briga, principalmente quando não há motivo. Não tente ser como os que partem para a violência em tudo. Para que ser briguento? E porque não, você se pergunta? Porque o Eterno não suporta gente perversa. Mas o justo conquista o respeito e a amizade dele”. (Provérbios 3:30-32). A mansidão é uma dádiva!

É impressionante, mas em pleno século XXI temos pessoas que adoram uma boa “briga”. Não estamos falando de lutadores profissionais, mas de pessoas comuns, que de alguma forma fazem da violência física e verbal, um meio para se impor. Todos dias ouvimos depoimentos de pessoas “arrependidas”, que em consequência de um momento de descontrole acabaram ferindo um semelhante.

Sabemos que alguns casos exigem uma atenção médica, mas na maioria das situações, trata-se de descontrole, fruto de uma instabilidade emocional. Esta falta de mansidão normalmente está associado a um senso de injustiça, ou seja, alguém violou o “meu direito”, e em consequência reajo para me defender. É lícito se defender das injustiças, mas o que está em questão é a forma da reação. A ciência atesta que a reação emocional precede a racional, o que nos leva a considerar a famosa frase: “conte até 10 antes de reagir”. A única resposta como alternativa para o descontrole que não pode ser considerada, é a de que “você me provocou, portanto, a minha resposta é justificável”. Somos totalmente responsáveis por nossas ações e reações. Não há desculpas!

O texto termina com a afirmação: “Mas o justo conquista o respeito e a amizade dele”. Salomão se refere ao Eterno, mas também podemos aplicar essa máxima para todos os relacionamentos. Respeito é a “melhor moeda” de troca para as boas relações, tanto com o Eterno como com o nosso próximo. A consequência é a intimidade, ou seja, ser aceito e aceitar o próximo.

Pense nisso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *