Ajudar aos outros quando precisarem!

A gama de processos de Coaching é ilimitada, venha conhecer a De Veer!

Ajudar aos outros quando precisarem!

Na imagens contem varios libros empilhados um em cima do outro e acima de todos um oculos. A imagem esta em preto e branco. e o texto é sobre o auto conhecimento

“Não deixe de ajudar alguém que precisa: Suas mãos são como as mãos de Deus para aquela pessoa. Não diga ao próximo: “Talvez outro dia” ou “passe amanhã”. Não pense em meio de tirar vantagem de ninguém” (3:28-29).

Tenho acompanhado os tristes noticiários sobre o tsunami que arrasou parte da Indonésia. Centenas de mortos e milhares de desabrigados. Fatos como esse, são bem audíveis, e causam comoção pública e o engajamento de muitos.

Mas agora eu me volto para aqueles que já não tem voz para pedir socorro. Vejo um maltrapilho deitado debaixo de uma marquise, ou aquele velhinho abandonado ao destino, ou aquela menina que por fome vai se prostituir, ou aquele desesperançado que procura anestesiar suas dores na bebida ou na droga, ou ainda aquele órfão a espera de uma adoção que nunca chega. Essas pessoas, sim pessoas iguais a você e a mim, já não tem voz, pois a dignidade, a estima e o sentido da vida se foram há muito tempo.

O texto do sábio Salomão é instigante, pois nos desafia a sair da indignação e partir para a ação. Chegamos até a rezar pelos desafortunados, ou até apoiar algumas causas; o que é importante, mas longe de ser o suficiente.

Ajudar a quem precisa exige uma pré-disposição em ir de encontro ao necessitado, e fazer a coisa mais importante que ele precisa, ser ouvido! Sim, ouvir, pois essas vozes há muito não são ouvidas. A nossa responsabilidade é estar atento ao próximo, ou melhor, o nosso próximo. Mas quem é ele? Olhe simplesmente ao seu redor, e facilmente você o perceberá. Em vez de se conectar ao celular, conecte-se com a dor do seu próximo. O texto nos diz que as suas mãos são como as mãos de Deus para aquela pessoa. Trata-se de uma benção ou alegria dobrada, pois é a resposta, tanto para o que recebe, como para aquele que se doa.

Infelizmente muitos ainda pensam que esse assunto pode ficar para amanhã, pois na verdade “não me diz respeito”. Não nos cabe julgar e nem achar culpados pelas histórias alheias, mas sim, nos colocar no lugar do outro, pois ninguém pode prever o seu próprio futuro.  

Para concluir fica o grande desafio. Procure achar somente um “próximo” e lhe de a devida atenção. Você certamente verá milagres, tanto em você como no próximo.

Pense nisso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *